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‘Efeito dopamina’ é a nova tendência do varejo, explica especialista

O termo se refere ao uso de cores saturadas e vivas, mas de acordo com Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer, o varejo ainda está na neutralidade.

Já ouviu falar no ‘efeito dopamina’ do varejo? Essa é a nova tendência apontada por Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer, consultoria que atua com visual merchandising.

Na 5ª edição do Fórum CEO, evento realizado pelo Experience Club, a especialista falou sobre o ‘dopamine dressing’, que faz referência à dopamina – neurotransmissor que promove a sensação de felicidade.

Marcos Mesquista

No varejo, em especial o da moda, o termo se refere ao uso de cores saturadas e vivas e que são inspiradas no universo digital. Ao apontar exemplos de marcas que atuam de forma padronizada e com cores neutras, Camila afirmou que a tendência anda à passos lento, isso porque o varejo ainda é muito voltado à escala, volume e multiplicação de padrão.

“Chega a ser assustador a gente olhar para uma neutralidade e para um nível de padronização que não respeita o que está acontecendo no mundo”.

De acordo com a empresária, que atua há 18 anos no segmento, embora a escala de vendas seja importante para que uma marca tenha presença nacional, os espaços físicos precisam proporcionar impactos diferentes de conexão com o público.

“Se eu vou sair da minha casa, eu quero ser impactada de uma forma completamente diferente. O varejo como mídia reverbera muito mais do que um varejo padronizado e multiplicado em larga escala”.

Outro ponto, segundo ela, é entender que uma marca não precisa se apresentar sempre da mesma forma. A especialista contou sobre uma loja recém-inaugurada pela marca de luxo Gucci, em Detroit, nos Estados Unidos, desenvolvida a partir do diálogo com as comunidades locais.

“Desde 2019, eles estão estudando dados dessa geolocalização, para que pudessem entrar dentro da comunidade como uma marca que está junto com as pessoas. É interessante ver o trabalho de um grupo como a Gucci entendendo que o protagonismo no ecossistema e na comunidade faz parte da entrada de uma loja dentro do varejo”.

“Quando a gente entende que o varejo se conecta com pessoas através dos espaços físicos, as lojas se tornam palcos e hubs sociais”, reiterou.

Reality do varejo

Camila Salek comunicou durante o evento que será apresentadora de um novo reality show transmitido pela Warner Bros. Discovery, em 2023. A ideia, segundo ela, surgiu da inquietude de levar a inteligência que aplicou em mais de 300 marcas varejistas para pequenos e médios empreendedores.

“Foi aí que comecei a desenhar há quase dois anos um reality para contar de forma simples para pequenos e médios empreendedores brasileiros as fórmulas e os processos para chegar ao melhor resultado lá na ponta e fazer o varejo ser esse motor transformador da nossa sociedade”.

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