A Embraer (EMBR3) vendeu 63 aeronaves Ipanema 203 nos 11 primeiros meses deste ano ante o recorde de 62 no mesmo período de 2021, segundo divulgou a fabricante de aviões brasileiros em comunicado nesta quarta-feira (7).
O Ipanema 203 é uma planta agrícola utilizada para pulverização de plantações. Lançado
em 2015, a nova geração da aeronave recebe mais pedidos a cada ano. Em
2020 foram vendidas 28 unidades.
De acordo com a Embraer, um dos fatores importantes que impulsionou a aviação agrícola neste ano foi a produção recorde de grãos na safra 2021/22, que produziu 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas na comparação ao ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Sany Onofre, gerente da aviação agrícola da Embraer, destaca que o recorde de vendas
do Ipanema 203 acompanha também um maior engajamento de todo o segmento, com
interações mais intensas entre os profissionais que atuam em oficinas de manutenção,
escolas de formação, prestadores de serviços e clientes.
“Existe uma troca contínua das boas práticas em todo território nacional”, disse Onofre. “Colaborar para que todos tenham a manutenção em dia, aumentar o número de oficinas homologadas e preparar novos pilotos são algumas das ações essenciais para o desenvolvimento da indústria como um todo.”
A Embraer diz que em 2023 a aeronave trará ainda novos aprimoramentos em aspectos como ergonomia, manutenção e durabilidade, atendendo às sugestões dos clientes.