O governo federal vai pedir o encerramento antecipado da concessão da Enel em São Paulo, afirmou nesta terça-feira (16) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma série de falhas no fornecimento de energia que atingiram milhões de consumidores no Estado.

Segundo o ministro, a distribuidora italiana não reúne mais condições de continuar operando em São Paulo. “A Enel perdeu as condições de seguir operando no Estado, inclusive do ponto de vista reputacional”, disse Silveira.

O ministro se reuniu nesta terça-feira com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e com o governador Tarcísio de Freitas para discutir a situação da empresa.

A declaração ocorre após um forte temporal, na quarta-feira passada, interromper o fornecimento de energia para milhões de clientes da Enel na região metropolitana de São Paulo. A distribuidora atende mais de 8 milhões de consumidores no Estado.

Na sexta-feira, a Justiça de São Paulo determinou o restabelecimento imediato do serviço, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento.