A JBS colocou em seu portfólio a proteína que falta: o ovo. A gigante de alimentos anunciou há pouco a compra de 48,5% do capital social e 50% do capital votante da Mantiqueira, maior produtora de ovos do país, por algo em torno de R$ 920 milhões, avaliando a empresa em R$ 1,9 bilhão. A operação ainda depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Poucos dias após especulações sobre a compra do Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, e de campos de petróleo, a J&F mostrou que ainda está mais preocupada com seu negócio principal: a produção de proteínas. A compra da Mantiqueira era negociada há mais de um ano e confirma a estratégia da J&F, da família Batista, no setor de alimentos: buscar líderes de mercado em seus segmentos.

O formato do negócio é diferente do que a JBS constuma fazer. Neste caso, a gestão será compartilhada com o fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto. Atualmente, a Mantiqueira possui mais de 3 mil funcionários, capacidade estática de 17,5 milhões de aves e conta com capacidade para produzir 4 bilhões de ovos por ano e focada em ovos de galinhas livres.

Desde 2020, a Mantiqueira opera em seis estados brasileiros e exporta para mercados da América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio. A empresa é responsável por marcas renomadas como Happy Eggs, que lidera o segmento de galinhas livres, e Fazenda da Toca, referência em ovos orgânicos. “Este acordo representará para a JBS o ingresso no setor de ovos e reforça sua plataforma global diversificada por geografias e por proteínas”, disse a JBS, em comunicado.

Mercado de ovos

O interesse em ovos foi impulsionado pela forte expansão do setor, tanto no Brasil, onde o mercado cresceu dois dígitos nos últimos dois anos, quanto internacionalmente, disse o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, em uma entrevista. “Estamos entrando na categoria de ovos porque ela tem crescido em todo o mundo e tem uma penetração muito alta no consumidor.”

Os preços dos ovos aumentaram em quase dois terços nos EUA no ano passado, segundo dados oficiais. A Bloomberg Intelligence disse que é provável que eles permaneçam elevados no primeiro semestre de 2025 devido às preocupações de que a gripe aviária, que atingiu países desde a França até os EUA e a Nova Zelândia, se espalhe ainda mais. Até o momento, o Brasil conseguiu evitar qualquer surto.

A JBS é a maior produtora de frangos do mundo e tem negócios avícolas no Brasil, nos EUA, no México e na Europa. A empresa poderia aproveitar essas operações para ajudar a expandir seu negócio de ovos, disse Tomazoni.

Ainda assim, o abastecimento do mercado norte-americano não é o “foco” da aquisição, disse Marcela Rocha, diretora executiva de assuntos corporativos da JBS, na mesma entrevista.

A compra também reforçou a estratégia da JBS de se expandir além de seus negócios principais de carne, e o objetivo final é se tornar um dos dois maiores produtores de ovos do mundo, disse Tomazoni. Produtos de marca, como ovos orgânicos, também seriam um foco no mercado doméstico, disse ele.

*Com informações de agências