A Eve, subsidiária da Embraer, anunciou a contratação de um financiamento de US$ 150 milhões com prazo de cinco anos, com participação de Itaú, Banco do Brasil, Citibank e Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG).

Segundo a companhia, os recursos serão usados em pesquisa e desenvolvimento e na integração do eVTOL a um ecossistema de mobilidade aérea urbana, incluindo parcerias com provedores de infraestrutura e órgãos reguladores. A Eve afirma que o dinheiro reforça a capacidade de avançar no processo de certificação e na preparação para a comercialização da aeronave.

“Esse financiamento garante recursos de longo prazo para acelerar o desenvolvimento, avançar no processo de certificação e executar nosso roadmap estratégico, além de 2028”, disse Eduardo Couto, CFO da Eve, em comunicado.

Com a operação, o financiamento total informado pela empresa chega a US$ 1,2 bilhão. A Eve também destacou que, recentemente, concluiu o primeiro voo pairado do protótipo de engenharia em escala real nas instalações de testes da Embraer no Brasil, validando sistemas como fly-by-wire e gerenciamento de energia. A empresa prevê uma campanha de testes ao longo de 2026.