Nos últimos dois anos, José Antonio Fernández Carbajal, presidente do conselho de administração da Femsa, ocupou o cargo interino de CEO. O ex-CEO Daniel Rodríguez Cofré renunciou em julho de 2023 para se submeter a um tratamento contra o câncer e faleceu um mês depois.
A nomeação de Fernández Garza-Lagüera provavelmente será bem recebida pelos investidores. A Femsa tem registrado queda nas vendas nos últimos meses.
Garza-Lagüera chefiou a Divisão de Proximidade e Saúde da Femsa. Ele também gerenciou o braço digital da Femsa e liderou o planejamento estratégico das lojas de conveniência OXXO no México.
Desafio na Femsa
O novo CEO da Femsa — que foi indicado por um comitê especial — tem uma tarefa desafiadora pela frente, já que a empresa continua sendo afetada pela desaceleração geral dos gastos do consumidor no México, em meio à incerteza das políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.
Nas lojas OXXO da Femsa, a empresa agora busca atrair consumidores com garrafas de cerveja retornáveis, apresentações menores de lanches e produtos de tabaco com preços mais baixos, disse o diretor financeiro, Martin Arias Yaniz, a investidores em uma teleconferência recente.
A empresa sediada em Monterrey, Nuevo León, buscou se concentrar em seus principais mercados de varejo, bebidas e digital na América Latina e na Europa.
Como parte dessa estratégia, abriu mais unidades de suas lojas de conveniência OXXO e Valora no México e na Europa, respectivamente. Também se desfez de vários negócios não essenciais nos últimos anos, incluindo a venda de alguns ativos de logística por US$ 214 milhões no ano passado para o Grupo Traxion no México, Brasil e Colômbia.