Siga nossas redes

Negócios

Ficou sabendo? Alta da Tesla; vacina de covid atualizada; pedágio em hidrovia

Tesla dispara após “overweight” do Morgan Stanley com perspectiva sobre supercomputador.

Tesla dispara após “overweight” do Morgan Stanley com perspectiva sobre supercomputador

As ações da Tesla dispararam 10% depois que o Morgan Stanley atualizou a fabricante de carros elétricos de “equal-weight” para “overweight”, dizendo que seu supercomputador Dojo poderia aumentar o valor de mercado da empresa em quase US$ 600 bilhões.

Na visão do banco norte-americano, o Dojo pode impulsionar a adoção de robotáxis e seus serviços de software.

REUTERS/Mike Blake

A Tesla iniciou em julho a construção do supercomputador para treinar modelos de inteligência artificial para carros autônomos e planeja investir mais de US$ 1 bilhão no equipamento até o próximo ano.

O Dojo pode abrir novos mercados que “vão muito além da venda de veículos a um preço fixo”, disseram os analistas do Morgan Stanley liderados por Adam Jonas, em um relatório no domingo.

“Se o Dojo pode ajudar a fazer com que os carros ‘vejam’ e ‘reajam’, que outros mercados poderiam se abrir? Pense em qualquer dispositivo de ponta com uma câmera que tome decisões em tempo real com base em seu campo visual”, afirmaram.

FDA, dos EUA, autoriza vacinas atualizadas contra a Covid-19

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) autorizou nesta segunda-feira vacinas atualizadas contra a Covid-19 que se aproximam das variantes Ômicron que mais circulam no momento, e permitiu o início das aplicações ainda em setembro.

A agência aprovou as doses que visam combater a subvariante XBB.1.5 para uso emergencial das farmacêuticas Pfizer e sua parceira alemã BioNTech , além da Moderna.

A autorização ocorre em meio a um aumento de casos no fim do verão norte-americano, com a subvariante da Ômicron EG.5 — batizada de Eris — espalhando-se rapidamente pelos EUA e outras regiões do mundo.

Enfermeira enche seringas com vacinas contra a Civd-19 em Waterford, Michigan, EUA 08/04/2022 REUTERS/Emily Elconin

Conselheiros do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, em inglês) dos EUA se reunirão no dia 12 de setembro, para recomendar quem deve receber as doses.

Um endosso da diretora do CDC, Mandy Cohen, que deve vir em breve, abrirá o caminho para a aplicação das doses. Ela disse esperar que os imunizantes possam começar a ser administrados neste mês.

A emergência pública em virtude da Covid foi encerrada em maio, e o governo delegou a responsabilidade pela vacinação ao setor privado. A demanda por vacinas caiu acentuadamente desde então.

Brasil e outros parceiros da Argentina na hidrovia Paraguai-Paraná pedem fim de pedágio

Os governos de Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai pediram à Argentina que deixe de aplicar medidas restritivas à navegação pela hidrovia Paraguai-Paraná, depois de a nação ter retido uma embarcação por causa da cobrança de um polêmico pedágio.

Os cinco países são sócios no canal fluvial de mais de 3.400 quilômetros de extensão, crucial para o transporte de grãos até os portos.

O Paraguai tem questionado a cobrança de um pedágio no trecho argentino da hidrovia. O país vizinho afirma que a tarifa se justifica pelos custos que tem de manutenção. A tensão aumentou na semana passada, com o embargo e a interdição da saída de um barco que transportava combustível da empresa paraguaia Mercurio Group, que deveria zarpar rumo a Assunção.

Barcos navegam no rio Paraná, ao largo de Rosario, Argentina 09/03/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

O Paraguai obteve apoio dos outros sócios, para um comunicado conjunto que lamentou a aplicação do pedágio, considerada uma ação estabelecida “unilateral e arbitrariamente” e “à margem” dos acordos “e disposições regulamentares internacionais vigentes”.

No comunicado, os países expressaram “especial preocupação por se tratar de uma restrição à liberdade de trânsito e bens estratégicos e sensíveis para um país signatário que teve comprometido o abastecimento de combustível e que pode afetar o preço de tal insumo”.

O Paraguai disse recentemente que irá ao Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul para resolver a disputa.

(*com informações da Reuters)

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.