Este acordo e outras duas parcerias recentes — com a MP Materials, sediada em Las Vegas, e a E-Vac Magnetics, uma unidade da alemã Vacuumschmelze GmbH, sediada na Carolina do Sul — permitirão que a GM obtenha a maior parte dos ímãs de terras raras que adquire diretamente de fornecedores nacionais, informou a montadora de Detroit na quarta-feira (6).
Mesmo assim, muitas das peças que compra ainda dependem de ímãs fabricados na China.
Ford e GM
Pequim impôs controles de exportação sobre a produção de ímãs de terras raras em retaliação às ameaças tarifárias dos EUA. A Ford Motor teve que paralisar temporariamente as fábricas em junho devido à escassez de suprimentos de ímãs.
Embora o governo chinês tenha flexibilizado essas restrições após fechar um acordo com o governo Trump, Washington continua a pressionar por uma maior produção doméstica para reduzir a dependência da China, incluindo a aquisição de uma participação acionária na MP Materials pelo Pentágono.
A GM começou a trabalhar com a MP Materials em 2021, durante o governo Biden, para desenvolver uma cadeia de suprimentos nos EUA para os ímãs, que são cruciais para motores de combustão interna, motores de veículos elétricos e outras peças essenciais.
A MP e a E-Vac devem iniciar a produção a partir do próximo ano, de acordo com a montadora. A Noveon já está produzindo ímãs e iniciou as entregas no mês passado.