O governo do Rio de Janeiro assinou nesta terça-feira um acordo com a Supervia, administrada pela Guarana Urban Mobility Incorporated (Gumi), para iniciar a transição para uma nova operadora do sistema de trens urbanos do Estado, conforme informado pelo governo fluminense.
O acordo, assinado na sede do governo estadual, estabelece que a transição será concluída em até nove meses. Após esse período, o governo realizará uma nova concessão para escolher o futuro operador da malha ferroviária urbana.
Durante o período de transição, o governo fluminense irá investir 300 milhões de reais para melhorar a qualidade do serviço e atrair passageiros que, nos últimos anos, migraram para o sistema de BRT, APPs e outros modais. Os investimentos também visam “limpar” a concessão, tornando-a mais atraente a potenciais interessados.
“Hoje, a Supervia é um ativo depreciado; ninguém tem interesse. Vamos arrumar a casa, consertar e investir. A concessionária foi desistindo da concessão e entrou em um buraco sem fundo. Esperamos voltar ao ciclo virtuoso”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a jornalistas.
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Atualmente, a concessionária transporta pouco mais de 300 mil passageiros por dia, enquanto, no passado, chegou a mais de um milhão de pessoas.
O acordo, que ainda precisa ser homologado pela Justiça, uma vez que a Supervia está em recuperação judicial, prevê ainda que a atual concessionária mantenha as operações durante o período de transição e aporte 150 milhões de reais para quitar passivos com credores.
Na véspera, a Reuters antecipou que o governo do Rio de Janeiro pretendia aportar 300 milhões de reais na concessão da Supervia, segundo uma fonte. A Gumi é da japonesa Mitsui e controla a Supervia desde 2019.
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