Trens da CPTM. Foto: Divulgação

O grupo Comporte venceu nesta sexta-feira (28) o leilão de Parceria Público-Privada (PPP) promovido pelo governo de São Paulo que envolve operação, manutenção e modernização de três linhas de trens urbanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, com uma oferta de desconto de 2,57% sobre a contraprestação estadual.

O Comporte é controlado pela família do empresário Nenê Constantino — fundador da Gol Linhas Aéreas — e agora passará a operar uma parte significativa da malha ferroviária urbana da Grande São Paulo.

O leilão envolveu as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens urbanos, chamado de Lote Alto Tietê. Os investimentos previstos, segundo o governo estadual, são de R$ 14,3 bilhões ao longo de 31 anos de contrato, com a promessa de ampliar as conexões entre a capital paulista e região metropolitana.

A Comporte disputava o certame com a CCR, que ofereceu um deságio de 1,45% sobre a contraprestação estadual.

Pelo modelo adotado para o leilão, o concessionário terá de construir, com o apoio financeiro do Estado de São Paulo, oito estações, reformar outras 24 e reconstruir quatro, e também terá que expandir as linhas em um total de 25 quilômetros. A contraprestação máxima do Estado é de R$ 1,49 bilhão por ano.

As principais obras terão que ser entregues nos primeiros sete anos de contrato, e todas as obras até 2040.

A Linha 11-Coral será estendida até o distrito César de Souza, em Mogi das Cruzes, recebendo quatro novas estações. Além disso, a concessionária terá que reformar 14 estações e reconstruir outras 3 dessa linha. Segundo o governo estadual, o projeto vai reduzir problema de falta de transporte na zona leste da capital paulista e região.

Para chegar até o distrito, o vencedor do leilão terá que colocar na linha 11 mais 4 quilômetros de via permanente na área de domínio que hoje é operada pela MRS Logística para transporte de cargas.

Já a Linha 12-Safira chegará a Suzano e será conectada à 11, segundo o contrato. O grupo vencedor também terá que construir duas novas estações: Gabriela Mistral, que faz integração com as linhas 2-Verde e 13-Jade; e Cangaíba, que também se integra com a linha 13. Ao todo, serão 2,7 quilômetros de extensão adicionais.

Na Linha 13-Jade, haverá ampliação da via férrea até Gabriela Mistral e Bonsucesso, em Guarulhos (SP). Além disso, as atuais três estações serão reformadas e a linha receberá mais quatro estações, totalizando 10,7 quilômetros de expansão ao norte de Guarulhos.