A Netflix lançou centenas de filmes na última década, mas nenhum capturou o espírito da cultura pop com a mesma ênfase dos sucessos de bilheteria do cinema, como Barbie e Wicked. Mas isso foi só até a chegada de Guerreiras do K-Pop.

A animação sobre uma banda coreana de garotas lutando contra invasores do submundo é agora o filme da Netflix mais assistido de todos os tempos, com 236 milhões de visualizações em 10 semanas.

Ninguém com filhos está surpreso. As famílias assistem a Guerreiras do K-Pop repetidamente desde seu lançamento em 20 de junho, e qualquer pessoa que tenha ouvido a trilha sonora se viu cantarolando incontrolavelmente suas músicas, como o hino pop Golden.

Uma versão cantada foi o primeiro filme da Netflix a alcançar o primeiro lugar nas bilheterias no último fim de semana. As redes sociais estão cheias de fãs dançando e pais confessando que foram fisgados. Os varejistas estão correndo para colocar produtos de Guerreiras do K-Pop em suas prateleiras, depois que a maioria recusou a oportunidade há dois anos. Tornou-se um fenômeno na escala de Frozen, da Disney.

Agora, a Netflix e a Sony Pictures Entertainment estão em negociações para uma sequência, bem como conteúdo para manter os fãs engajados durante os anos que levarão para fazer outro filme, informaram executivos de ambas as empresas. O diretor de cinema da Netflix está até considerando uma versão live action no futuro.

Em um momento em que séries de longa duração como Velozes e Furiosos estão perdendo força e os estúdios estão obcecados por adaptações de videogames como Minecraft, Guerreiras do K-Pop é a primeira franquia cinematográfica totalmente original — e ultrapopular — de Hollywood em anos.

A porta lateral das Guerreiras do K-Pop

Um dos assuntos mais comentados em Hollywood tem sido o motivo pelo qual todos foram pegos de surpresa pelo sucesso de Guerreiras do K-Pop.

Filmes em streaming geralmente aparecem em um aplicativo com pouca publicidade antecipada e passam despercebidos pela maioria das pessoas. Mesmo os mais populares, como o antigo número 1 da Netflix, Red Notice, aparecem e desaparecem em poucas semanas.

Quando o veterano produtor Dan Lin assumiu a divisão cinematográfica da Netflix no ano passado, ele queria provar que o serviço de streaming poderia ser igualado aos maiores sucessos do cinema. Ele não esperava que Guerreiras do K-Pop fosse o primeiro filme a conseguir isso.

“Achamos que fizemos um filme muito bom para o público de K-pop e para o público de anime”, disse Lin.

Guerreiras do K-Pop chegou à Netflix por uma porta lateral. Em 2021, a empresa assinou um acordo para transmitir todos os filmes da Sony após sua estreia nos cinemas. O acordo também incluía o compromisso de investir pelo menos US$ 600 milhões na produção de filmes que a Sony estava desenvolvendo para lançamento direto na Netflix.

Um dos primeiros projetos da Sony que a Netflix adquiriu foi Guerreiras do K-Pop, que estava em desenvolvimento há três anos. A codiretora Maggie Kang baseou a ideia na mitologia de suas raízes coreanas e em seu amor de infância pela música pop coreana.

A Netflix pagou à Sony US$ 20 milhões, além do orçamento de quase US$ 100 milhões para a produção da animação, e está pagando mais US$ 5 milhões para manter esses direitos perpetuamente, de acordo com pessoas com conhecimento do acordo. As duas empresas estão dividindo os lucros da trilha sonora.

Durante a produção, Kang estava ansiosa sobre como o filme seria recebido, dado o quão estranhas são suas músicas de K-pop e seu estilo de anime para uma produção de Hollywood de grande orçamento.

A presidente da Sony Pictures Animation, Kristine Belson, disse que, em vista dos muitos filmes originais que fracassaram nas bilheterias recentemente, ela estava esperançosa de que um lançamento em streaming tornaria mais fácil para o público experimentar e se apaixonar pelo K-Pop.

Para o alto

Guerreiras do K-Pop foi assistido 24,2 milhões de vezes em sua primeira semana na Netflix, um desempenho sólido, mas muito abaixo da estreia de Um Maluco do Golfe 2, em julho, uma sequência de Adam Sandler que parecia certa como o maior filme do streaming do verão.

Como a maioria dos sucessos da Netflix, a audiência de Um Maluco do Golfe 2 caiu rapidamente após a primeira semana. Mas, graças em grande parte à repetição de visualizações por famílias, Guerreiras do K-Pop acumulou cerca de 25 milhões de visualizações por semana durante nove semanas consecutivas.

Lin disse que esse nível de consistência é “extremamente raro” para produções originais da Netflix. A trilha sonora também desafiou a tendência usual para álbuns de sucesso: uma estreia estrondosa seguida por uma rápida queda.

Daniel Sanchez descobriu Guerreiras do K-Pop no TikTok e achou que seria uma boa maneira de fazer sua filha de 8 anos, Penelope, que adora cantar, se interessar por filmes de animação. Eles assistem ao filme pelo menos uma vez por semana desde então, e a trilha sonora está tocando repetidamente no carro deles.

“É importante para minha filha ver mulheres fortes na tela com quem ela se identifique”, disse o jovem de 28 anos de Glendora, Califórnia, que compareceu à exibição cantando junto com Penelope no domingo.

Quando o filme foi lançado, os únicos produtos oficiais eram vendidos na loja online da Netflix.

No final do verão, os varejistas começaram a vender roupas de marca e pacotes de macarrão instantâneo — um dos favoritos das heroínas do filme. Fantasias piratas, bonecas e artigos para festas de aniversário proliferaram online.

Agora, a Netflix está atendendo ligações de possíveis licenciados ansiosos para colocar produtos nas prateleiras para o Halloween e as festas de fim de ano.

Traduzido do inglês por InvestNews

Presented by