Apesar de as vendas de Halloween terem sido decepcionantes, a Hershey elevou sua previsão anual de receita. Motivo? O aumento dos preços.

A empresa informou que a queda nas vendas não acontece em todos os seus negócios, muito provavelmente devido ao clima mais quente e ao atraso nas compras, já que o Halloween cai nesta sexta-feira (31).

O Halloween, aliás, representou quase 18% das vendas de doces nos EUA em 2024, ficando atrás apenas do Natal.

“A temporada começou devagar”, disse o novo CEO, Kirk Tanner, sobre o Halloween em uma teleconferência com analistas. Tanner, que anteriormente era presidente e CEO da Wendy’s, assumiu o cargo em agosto.

A aposta da Hershey

A empresa afirmou que, quando o Halloween cai numa sexta-feira, como neste ano, cerca de um terço das vendas ocorre na última semana — mas reconheceu que as vendas de fim de ano seriam fracas nesta temporada, mesmo que isso aconteça.

A Hershey também enfrenta custos mais altos de cacau, o que ameaça acelerar a mudança de preferência dos consumidores por doces mais baratos e da moda, como balas de goma azedas.

As ações da Hershey caíram até 7%. Os papéis haviam subido 3,5% neste ano até o fechamento de quarta-feira, em comparação com um aumento de 17% no índice S&P 500.

Apesar da fraqueza nas vendas do Halloween, a fabricante da Pensilvânia, responsável pelos chocolates Hershey’s e pelos Reese’s Peanut Butter Cups, agora prevê um aumento de 3% nas vendas líquidas para o ano todo, ante os 2% anteriores. A empresa também revisou para cima sua projeção de lucro ajustado por ação.

Aumento de preços

A perspectiva mais otimista mostra a Hershey se beneficiando de sua decisão de aumentar os preços em dois dígitos em julho, devido aos altos custos do cacau, apesar da crescente pressão econômica sobre os consumidores americanos.

A empresa afirmou ter obtido um aumento de cerca de 7 pontos percentuais nos preços de seus produtos de confeitaria na América do Norte no último trimestre.

Assim como outras empresas de alimentos embalados, a Hershey está tentando lidar com o impacto financeiro das tarifas e manter os consumidores que buscam cada vez mais produtos com menos açúcar e mais saudáveis.

Muitas empresas de alimentos têm apontado recentemente para a redução de gastos por parte dos consumidores de baixa renda, que estão priorizando itens essenciais, mas Tanner se mostrou mais otimista.

“O consumidor certamente está sob pressão”, disse ele, “mas nossa categoria está demonstrando resiliência”.

Custos com tarifas

A empresa afirmou que agora prevê despesas com tarifas entre US$ 160 milhões e US$ 170 milhões, uma redução de US$ 10 milhões devido à diminuição das tarifas retaliatórias canadenses.

Embora a Hershey possua marcas de salgadinhos como a pipoca SkinnyPop, a empresa é vista como menos diversificada do que concorrentes como a Mondelez International Inc.

No início deste ano, a Hershey adquiriu a LesserEvil, uma empresa que fabrica pipoca orgânica e outros salgadinhos. Suas vendas de salgadinhos na América do Norte aumentaram 10% no último trimestre, superando a taxa de crescimento geral da empresa.

Os contratos futuros de cacau em Nova York caíram cerca de 50% em relação ao recorde estabelecido em dezembro, mas ainda permanecem em patamares historicamente elevados. O preço do cacau havia disparado nos últimos dois anos, devido à escassez de oferta em decorrência de doenças e condições climáticas adversas na Costa do Marfim e em Gana.

A Hershey informou ainda que o mercado de cacau está começando a se estabilizar, mas ainda prevê inflação do cacau em 2026.