Siga nossas redes

Negócios

Hidrelétrica Santo Antônio interrompe operação com nível do rio Madeira

Rio está com baixa vazão, cerca de 50% abaixo da média histórica.

A usina hidrelétrica Santo Antônio teve suas operações excepcionalmente interrompidas em função dos baixos níveis de vazão no rio Madeira, que se encontraram atualmente aproximadamente 50% abaixo da média histórica, informou nesta segunda-feira (2) a concessionária que opera o empreendimento.

Segundo o comunicado, a medida está alinhada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e visa atender os limites operativos das unidades geradoras da usina, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura dos equipamentos.

Hidrelétrica de Belo Monte 15/07/2021 REUTERS/Bruno Kelly

Uma das maiores hidrelétricas do país, Santo Antônio possui 3.568 megawatts (MW) de potência e é controlada pela Eletrobras.

“Embora a usina tenha relevante importância para o sistema elétrico, no período de baixas vazões no rio Madeira opera com geração reduzida, podendo ser paralisada, caso os limites operativos das unidades geradoras sejam atingidos”, diz o comunicado.

A concessionária Santo Antônio Energia disse ainda que o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no vertedouro principal da usina, e que as receitas dos contratos de venda não serão impactadas durante este período de restrição hídrica.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.