A norueguesa Hydro decidiu investir R$ 1,3 bilhão na refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena (PA), em projeto de troca de combustível da unidade por fonte menos poluente, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a companhia, o projeto substituirá óleo combustível pesado por gás natural e reduzirá as emissões anuais de CO2 da refinaria em 700.000 toneladas.
As obras serão iniciadas no primeiro trimestre de 2022, permitindo a operação com o novo combustível em 2023.
“Estamos empenhados em investir no desenvolvimento da maior refinaria de alumina do mundo e em reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, disse o vice-presidente executivo da Hydro Bauxita & Alumina, John Thuestad, em nota.
“Este projeto é um marco em nossa estratégia de sustentabilidade e uma importante demonstração de nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento local no Estado do Pará.”
O investimento é fundamental na estratégia climática da Hydro e para o compromisso global de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 30% até 2030, acrescentou a empresa.
O polo industrial de Barcarena carece de um licenciamento ambiental conjunto, afirmou o Ministério Público Federal à Reuters na semana passada, após incêndio em galpão de produtos químicos industriais da mineradora multinacional Imerys.
As plantas industriais de Barcarena têm licenças ambientais individuais.