A empresa espanhola, a maior de serviços públicos da Europa, apresentou nesta quarta-feira (24) a atualização de sua estratégia até 2028 e a perspectiva do que esperar até 2031: um aumento nos investimentos em redes de energia e uma abordagem mais seletiva para projetos de geração de energia renovável.
Iberdrola nos EUA
A empresa continua a enxergar os EUA como um mercado importante, apesar da oposição do governo do presidente Donald Trump à energia eólica offshore.
Isso porque a maioria dos novos investimentos da Iberdrola no país estão concentrados em redes de energia, em Estados democratas como Nova York, Maine, Massachusetts e Connecticut.
“Nos EUA, estamos considerando apenas o comissionamento de projetos em construção”, disse o CEO Pedro Azagra a investidores sobre projetos eólicos offshore, acrescentando que a construção estava caminhando bem.
Isso reflete em mais cautela em relação às energias renováveis. “O plano visa transformar o perfil da Iberdrola em uma empresa mais regulamentada, com redes como vetor de crescimento”, disse o chairman Ignacio Sanchez Galan.
No Brasil, a Iberdrola informou que não considera adicionar capacidade no curto prazo.