A operadora de shopping centers Iguatemi informou nesta quarta-feira que prevê investir R$ 236 milhões na expansão do Iguatemi Brasília, conforme comunicado ao mercado.
O início das obras para a expansão de 15,5 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) está previsto para o primeiro trimestre de 2025, de acordo com a companhia, com duração estimada de 18 meses.
O projeto incluirá a adição de mais de 90 novas lojas, planejadas para receber novas marcas internacionais em uma nova ala, segundo a empresa. Ao término, o Iguatemi Brasília contará com 50,1 mil m² de ABL.
LEIA MAIS: H&M abrirá primeira loja no Brasil em São Paulo, no Iguatemi, em 2025
A expansão resultará em um resultado operacional (NOI) estabilizado de R$ 39 milhões para o empreendimento, estimou a companhia.
“A expansão será a primeira fase de um projeto maior que contará com a construção de uma torre de office boutique, totalmente conectada ao shopping”, afirmou a Iguatemi.
Concorrência ampliada
A concorrente Multiplan também anunciou na terça-feira um projeto de ampliação de um centro de compras na capital federal. Trata-se da 10ª expansão do ParkShopping em Brasília. A iniciativa vai acrescentar 8.615 m² de área bruta locável (ABL) e mais de 60 novas lojas. Conforme o comunicado divulgado pela companhia, a reforma vai ampliar a integração com as torres comerciais do condomínio ParkShopping Corporate, inaugurado em 2012.
LEIA MAIS: Fundo de pensão do Canadá vai vender participação na Multiplan após duas décadas
A expansão vai custar R$ 162,6 milhões. O início das obras está marcado para janeiro de 2025. A conclusão deve ocorrer no segundo semestre de 2026. Após o término, o centro comercial vai copntar com uma área bruta locável (ABL) de 62 mil m².
O ParkShopping passou por uma revitalização em 2023, quando completou 40 anos. O fluxo atual de 11,9 milhões de visitantes por ano deve crescer, mas a Multiplan não divulgou estimativas.
Centro-Oeste na vitrine
Outra capital do Centro-Oeste vai ganhar investimentos no setor de shoppings. A Allos anunciou a expansão do Shopping Campo Grande, que foi primeiro centro de compras da capital do Mato Grosso do Sul, inaugurado em 1989.
O projeto tem como meta mais que dobrar o número de lojas, de 149 para 300 e acrescentar mais de 1 mil novas vagas de estacionamento. A ampliação vai acrescentar 12,2 mil m² em ABL.
(Reportagem de Patricia Vilas Boas)
Veja também
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Enel prepara plano de investimentos para buscar renovação de suas concessões no Brasil
- Wall Street afunda com cautela de Powell e escolhas do gabinete de Trump