A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil fez um investimento na Vibra com objetivo “estritamente financeiro”. O aporte foi feito por meio de um fundo de investimento em ações ligado à família fundadora.
“Trata-se de um investimento financeiro realizado por meio de um Fundo de Investimento em Ações (FIA) ligado à família, com objetivo estritamente financeiro e sem qualquer relação com a operação da empresa”, afirmou a Inpasa na sexta-feira.
“Esse fundo possui uma carteira diversificada, com participação em várias companhias listadas, entre elas, a Vibra, sem que isso represente qualquer vínculo societário, estratégico ou de parceria com a Inpasa.”
A Inpasa não especificou na nota a dimensão do investimento. Fundada por José Odvar Lopes em 2007 no Paraguai, a Inpasa chegou ao Brasil em 2018. A companhia teve uma receita de R$ 13,6 bilhões em 2024 e reúne uma carteira de investimentos de quase R$ 5 bilhões. A Inpasa tem no portfólio participação na rede BR combustíveis, entre outras companhias.
A empresa está montando uma posição na Vibra e já tinha uma fatia de cerca de 3% na companhia, líder nacional na distribuição de combustíveis e lubrificantes, citando fontes.
Procurada, a Vibra disse que não vai comentar.
(Reportagem de Paula Arend Laier e Patricia Vilas Boas; edição de Pedro Fonseca)