Maior produtor de carnes do mundo, a JBS está expandindo no Oriente Médio, ampliando a capacidade de uma planta de carne de frango na Arábia Saudita, e formando parcerias locais pra expandir as vendas. 

A companhia vai dobrar a capacidade de produção de uma planta de processamento de carne de frango em Jedá até o final desse ano, de acordo com o CEO da unidade Seara, João Campos. Ele não deu mais detalhes sobre o volume de produção da unidade, que inaugurou no ano passado e produz empanados e marinados. 

A JBS anunciou ainda um acordo com a Arabian Company for Agricultural and Industrial Investment (Entaj) para comercialização de frango in natura com a marca Seara. 

Oriente Médio

O anúncio marca o mais recente passo de uma corrida das empresas de carne brasileiras para expandir no Oriente Médio. A Arábia Saudita é um dos maiores importadores mundiais de carne de aves, e em 2025 foi o terceiro maior comprador de carne de frango do Brasil, atrás dos Emirados Árabes Unidos e do Japão. Concorrente da JBS, a MBRF também tem investido na região.

Com o movimento, a JBS planeja expandir sua presença no mercado halal, de alimentos que seguem a lei islâmica. De acordo com a empresa, o novo ciclo de expansão vai fazer com que os investimentos totais da JBS na Arábia Saudita desde a aquisição da primeira planta em 2021 totalizem 85 milhões de dólares.

“A gente enxerga um futuro como uma marca local, e como um hub de exportação para outros países, de produtos de alta qualidade halal,” disse Campos. “É uma oportunidade dentro da estratégia da JBS, que é entrar em múltiplas geografias, com construção de valor agregado.”