É como se uma fabricante de sabão em pó lançasse uma marca de cigarro. A Kraft Heinz, sinônimo de de condimentos e outros ítens ultraprocessados, decidiu entrar de cabeça em um mercado novo: o do álcool, com o lançamento de uma espécie de refrigerante à base de vodka.

Isso acontece num momento em que a gigante busca revitalizar suas vendas, que têm enfrentado quedas consecutivas por cinco trimestres.

Os novos “refrescos de vodka” da empresa estão programados para estrear em alguns supermercados do nordeste dos EUA neste mês, com planos para uma distribuição mais ampla no próximo ano.

A versão sem álcool já existia. É o Crystal Light – uma espécie de “Tang”, ou seja, um suco instantâneo para misturar na água. A variante com vodka virá em latinhas.

Cory Sexson, vice-presidente da Kraft Heinz, disse que a ideia foi inspirada em hábitos que alguns bebedores já têm: “Se você olhar alguns dos relatórios de escuta social, você vê coisas como, ‘Ah, eu mantenho um sachê de Crystal Light na minha bolsa e levo para o bar.’”

Não é exatamente o primeiro produto deles nessa linha. Em 2021, a Kraft Heinz lançou de forma experimental um vinho branco de edição limitada infundido com sementes de sua mostarda Grey Poupon. Em 2023, colaborou com uma empresa de vinhos espumantes para criar um coquetel, também de edição limitada, com o sabor de seus picles Claussen.

As novas bebidas estão sendo produzidas em parceria com o produtor de cerveja artesanal Barrel One Collective, que cuidará da fabricação e da distribuição.