Se a última rodada de atrasos de voos durante a temporada de festas deixou você ansioso para o seu próximo voo, a lista anual de desempenho pontual de 2024 da Cirium, publicada em 2 de janeiro, pode ajudar. No “top 10” das companhias aéreas mais pontuais do mundo aparecem a Latam Airlines e a Azul.
A empresa de análise de aviação analisa mais de 25 milhões de pontos de dados de mais de 600 fontes a cada dia para determinar se as companhias aéreas estão cumprindo seus horários programados de chegada. Um voo é considerado pontual se chegar dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário programado de pouso. Apenas as transportadoras aéreas que excedem um limite de tamanho operacional e diversidade regional são elegíveis para o ranking global.
Após revisar como seus dados se somaram ao longo de 2024, a companhia aérea mais pontual de 2024 da Cirium — com 86,7% dos voos chegando no horário — é a Aeroméxico.
As companhias mais pontuais
- 1. Aeromexico: 86.70% de chegadas no horário
- 2. Saudi Arabian Airlines (Saudia): 86.35%
- 3. Delta Air Lines: 83.46%
- 4. LATAM Airlines: 82.89%
- 5. Qatar Airways: 82.83%
- 6. Azul Airlines: 82.42%
- 7. Avianca: 81.80%
- 8. Iberia: 81.58%
- 9. Scandinavian Airlines: 81.4%
- 10. United Airlines: 80.93%
Para a companhia aérea baseada na Cidade do México, esse número representa uma melhoria de 9% em relação ao ano anterior: “uma ascensão astronômica”, como a Cirium destacou em uma coletiva de imprensa.
A conquista encerra uma história de recuperação que começou em 2022, quando o Grupo Aeroméxico SAB de CV saiu da falência. Nos dois anos seguintes, a companhia investiu “incansavelmente” em atualizações tecnológicas para melhorar os registros de pontualidade e aumentar os lucros, afirma Mike Malik, diretor de marketing da Cirium. No meio de todo esse impulso, a Aeroméxico solicitou um IPO nos EUA em maio de 2024, buscando levantar até 500 milhões de dólares.
Em segundo lugar na lista da Cirium está a Saudi Arabian Airlines, com sede em Jeddah (mais conhecida como Saudia), com uma taxa de pontualidade de 86,35%. A Delta Air Lines Inc. ficou em terceiro lugar, com 83,46%, apesar da falha de software do CrowdStrike que causou uma interrupção global de voos em julho. A companhia demorou mais para se recuperar do que suas concorrentes, cancelando cerca de 7.000 voos nos dias seguintes.
“Os números de pontualidade são medidos ao longo de 365 dias, não apenas nos cinco dias em que uma transportadora teve um problema”, diz Malik, acrescentando que a pontualidade da Delta atingiu 91% em agosto.
Delta e United
Em geral, as notícias são boas para os passageiros dos EUA, com o desempenho das transportadoras melhorando ou permanecendo estável. Depois da Delta, a United AirlinesHoldings Inc. ocupa o segundo lugar entre as companhias aéreas nacionais e o décimo no geral, com 80,93% de seus voos chegando no horário. Dados da Cirium mostram que a United continua a melhorar sua pontualidade a uma taxa de 1% a 2% ao ano, introduzindo a possibilidade de que ela possa eclipsar a Delta nos próximos anos.
A Alaska Airlines foi a rara companhia aérea dos EUA que viu um declínio em seus números. Suas chegadas pontuais caíram 3 pontos percentuais, para 79,25%, diminuindo sua classificação de fim de ano do segundo para o terceiro lugar. A Southwest Airlines Co. ficou em quarto lugar, superando os desafios que enfrentou em 2023 com uma taxa de chegada pontual de 77,77%. A American Airlines Group Inc. permaneceu quase estável em seu desempenho pontual, de acordo com a Cirium, e ficou em quarto lugar.
Para os muitos viajantes que vão para a Ásia em 2025, estas são as companhias aéreas mais pontuais: Japan Airlines Co., All Nippon Airways e Singapore Airlines, em ordem decrescente. Na Europa, a Iberia Express, sediada em Madri, e sua irmã maior, a Iberia, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
A Avianca, que entrou com pedido de falência em 2020, assim como a Aeromexico, também ficou entre as 10 primeiras, fazendo de 2024 um ano de grandes retornos para muitas companhias aéreas.