As preferências de consumo dos millennials (geração Y) mudaram drasticamente em 2021, após a chegada da pandemia. É o que revela uma pesquisa feita anualmente pela agência americana Moosyvania, que aponta mais de 100 marcas favoritas da geração nascida entre as décadas de 1980 e 1990.
LEIA MAIS: As 10 marcas americanas mais valiosas do mundo
Por cerca de 10 anos, o levantamento mostrava um claro retrato das escolhas dos millenials e como elas foram adotadas. Mas após um ano de fortes mudanças trazidas pela pandemia da covid-19, o estudo constatou como o chamado “novo normal” afetou as relações dessa geração com suas marcas preferidas.
“Com 31 marcas despencando da lista e 30 novas as substituindo, está claro que as necessidades dos millennials e suas conexões mudaram”, conclui o levantamento.
Apple, Nike Amazon e Walmart aparecem no topo do ranking, como em anos anteriores. Já marcas associadas a turismo e viagens perderam posições na lista. Afetadas por restrições ao tráfego de passageiros, companhias aéreas nem aparecem entre as 100 favoritas, embora a United Airlines e Southwest estivessem nela no ano passado.
- Você conhece a marca de moda mais valiosa do mundo? Conheça a história da Nike
Por outro lado, marcas automotivas ganharam espaço em 2021. Uma das estreantes da lista foi a montadora alemã Mercedes-Benz, na 27ª posição. A Ford aparece em 13 lugar, enquanto Chevrolet e BMW, nas 18ª e 20ª posições, respectivamente.
O estudo constatou também que empresas que criam ou distribuem conteúdo de entretenimento doméstico roubaram a liderança de outras, como a Netflix, que ganhou posições no ranking e chegou ao 19º posto.
Com mais pessoas trabalhando em casa e sem poder sair, marcas ligadas a moda e beleza perderam o relevância, como a rede de fast fashion Zara e a varejista de cosméticos Sephora. Ambas saíram da lista as 100 marcas favoritas da geração Y.
Ao mesmo tempo, produtos associados a cuidados pessoais ganharam destaque em 2021. Marcas de ginástica e calçados esportivos subiram no ranking, como é o caso de Adidas (7), Nike (2) e Puma (30).
Ranking
Veja abaixo as 30 marcas preferidas da geração Y em 2021, segundo a Moosyvania. Veja aqui o estudo completo
- 1. Apple
- 2. Nike
- 3. Amazon
- 4. Walmart
- 5. Samsung
- 6. Target
- 7. Adidas
- 8. Google
- 9. Sony
- 10. Coca-Cola
- 11. Microsoft
- 12. Pepsi
- 13. Ford
- 14. Under Armour
- 15. McDonald’s
- 16. Starbucks
- 17. Chick-fil-A
- 18. Chevrolet
- 19. Netflix
- 20. BMW
- 21. Nintendo
- 22. Disney
- 23. Jordan
- 24. Gucci
- 25. Taco Bell
- 26. Toyota
- 27. LG
- 28. Mercedes-Benz
- 29. Kroger
- 30. Kohl’s
Veja também
- Netflix testa a primeira grande reformulação de seu aplicativo na TV em 10 anos
- Disney surpreende em streaming com estratégia inspirada na da Netflix
- Na ‘guerra do streaming’, Netflix supera fase difícil ao explorar novas frentes de receita
- De loja de DVD a maior streaming do mundo: conheça a história da Netflix
- ‘Netflix’ da energia solar: como startup levou clientes a economizarem R$11 mi