A Mazda Motor está encerrando um ano excepcional em um mercado automotivo que, no geral, está frio. E seu chefe de vendas nos EUA espera que esse impulso se estenda até 2025 – mesmo sem um veículo totalmente elétrico em sua linha.
Impulsionada pela demanda por seus crossovers compactos e SUVs de médio porte movidos a gasolina, a empresa japonesa está no caminho certo para entregar mais de 420.000 veículos em 2024, um aumento de 16%, disse Tom Donnelly, presidente das operações norte-americanas da Mazda, quebrando um recorde estabelecido em 1986. O objetivo é vender 450 mil veículos em 2025, disse ele.
“Estamos expandindo nossos negócios em um setor que, em grande parte, tem sido estável” em termos de volume, disse ele em uma entrevista, creditando a popularidade dos compactos da Mazda e as incursões feitas por seus SUVs de médio porte.
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As vendas totais de carros novos nos EUA devem crescer 2,3% em 2024, chegando a cerca de 15,9 milhões de veículos, segundo projeção da Kelley Blue Book, da Cox Automotive. O volume da Mazda nos EUA supera o de marcas de luxo como BMW e Mercedes-Benz, mas ainda está bem abaixo de seus pares como Subaru, Kia e Nissan. O aumento deste ano marca uma grande reviravolta desde 2019, quando as vendas atingiram uma baixa de seis anos de 278.552 veículos.
A Mazda entrou na ponta dos pés no mercado aquecido de veículos elétricos a gasolina com três modelos: uma versão híbrida padrão do crossover compacto CX-50 e variantes plug-in de seus SUVs CX-70 e CX-90. O híbrido CX-50 usa tecnologia da parceira estratégica Toyota Motor Corp. e todos os três receberam críticas mistas.
Donnelly disse que a Mazda planeja desenvolver um novo sistema interno para uma gama ampliada de híbridos e testar as águas com um veículo totalmente elétrico a bateria até 2027 – o primeiro nos EUA desde o MX-30 EV, que teve vida curta e distribuição limitada.
“A penetração dos veículos elétricos a bateria está em 10% no momento e, considerando os eventos recentes, não é provável que se acelere muito além disso”, disse ele. “Não somos uma marca que está fazendo uma proclamação ousada sobre 100% em um determinado período de tempo.”
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O veículo mais vendido da Mazda nos Estados Unidos, que é altamente importado, é um de seus veículos mais antigos: o modelo crossover compacto CX-5 fabricado no Japão, que, segundo Donnelly, deverá passar por uma reforma nos próximos 12 a 24 meses. Ele é seguido de perto pelo hatchback subcompacto CX-30, menor e fabricado no México, e pelo CX-50, que é produzido no Alabama em uma fábrica de propriedade conjunta da Toyota.