As vendas globais de computadores pessoais devem subir a partir do final de 2023, com um novo ciclo de atualizações de sistemas provavelmente acelerando o crescimento no próximo ano, de acordo com as empresas de pesquisa IDC e Canalys.
“O segmento comercial tem vários impulsionadores para o crescimento, incluindo a aproximação do fim do suporte para o Windows 10 e um ciclo de atualização em desenvolvimento”, disseram analistas da IDC.
A recuperação será reforçada por um aumento na demanda por educação nos principais mercados, à medida que os dispositivos implantados durante o pico da pandemia nos mercados desenvolvidos chegam ao fim de seu ciclo de vida, de acordo com o analista da Canalys, Ishan Dutt.
“Esperamos que as compras adiadas comecem a impulsionar o mercado no final de 2023, com impulso em 2024”, disse Dutt.
A indústria de chips também deve se recuperar no final do primeiro semestre deste ano, após a queda na demanda por eletrônicos no ano passado, quando a inflação em alta levou consumidores a adiarem gastos.
As vendas de PCs caíram 16,5%, para 292,3 milhões de unidades, em 2022, disse a IDC. As vendas do quarto trimestre caíram 28,1% sobre um ano antes.
A fabricante de PCs HP Inc viu as vendas caírem cerca de 25% no ano passado, seguida pela Lenovo Group e Dell Technologies, de acordo com a IDC. A Apple foi a única grande fabricante de PCs que viu suas vendas crescerem em 2022, disse a IDC.
Veja também
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Amazon, Microsoft e gigantes da tecnologia devem investir US$ 200 bilhões em 2024 buscando IA
- OpenAI desafia hegemonia do Google com nova ferramenta de pesquisa turbinada por ChatGPT
- AI Studio: a poderosa inteligência artificial do Google que pouca gente está usando