O contrato futuro para janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China subiu 0,81%, para 807,5 iuanes (US$ 113,54) a tonelada. O contrato encerrou a semana com alta de 0,88%.
O minério de ferro de referência de setembro na Bolsa de Cingapura subiu 0,27%, a US$ 105,55 a tonelada, embora tenha caído 0,14% na semana.
A demanda por aço está se fortalecendo com o início da temporada de pico. A reposição de estoques antes do feriado do Dia Nacional da China está dando suporte contínuo ao setor de metais ferrosos.
Se a demanda do downstream se recuperar mais fortemente do que o esperado entre o final de setembro e outubro, os preços do aço poderão ter ganhos adicionais, informou a corretora Galaxy Futures.
Estoques da China
De acordo com dados da consultoria Mysteel, os estoques chineses dos principais produtos de aço carbono caíram 0,3% entre 12 e 18 de setembro em relação à semana anterior, para 4,18 milhões de toneladas.
A produção média diária de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, atingiu 2,41 milhões de toneladas na semana até esta sexta (19), um aumento de 171.900 toneladas em relação ao ano anterior. A utilização da capacidade do alto-forno aumentou 6,29 pontos percentuais em relação ao ano anterior, para 90,35%, de acordo com dados do site chinês de informações financeiras Hexun Futures.
A produção de minério de ferro bruto do maior produtor da China cresceu 8,8% em relação a agosto do ano passado, atingindo 81,63 milhões de tonelada. A produção de aço bruto caiu pelo terceiro mês devido à baixa demanda, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas.