A Mitsui anunciou nesta quarta-feira (19) que vai comprar uma participação de 40% no projeto de minério de ferro Rhodes Ridge, operado pela Rio Tinto, na Austrália Ocidental, por US$5,34 bilhões, para fortalecer sua base de receita no longo prazo.
O acordo, que marca o maior investimento já realizado pela Mitsui, é resultado de esforços de longo prazo para expandir seu volume de produção de minério de ferro, um dos principais fatores de crescimento, disse o presidente-executivo do grupo japonês, Kenichi Hori.
Rhodes Ridge é um dos maiores depósitos não desenvolvidos do mundo do principal ingrediente da fabricação de aço, com 6,8 bilhões de toneladas métricas de recursos minerais, disse a Mitsui.
“O projeto fica na Austrália Ocidental, onde estamos envolvidos no desenvolvimento da mineração desde a década de 1960 e temos a maior experiência”, disse Hori a jornalistas. “Ele fortalecerá ainda mais nossa base de negócios.” A proximidade do depósito com os projetos de minério de ferro existentes reduz os investimentos e os riscos, acrescentou.
A empresa japonesa está comprando duas participações separadas controladas pela família do falecido magnata australiano Michael Wright, cujo pai descobriu em conjunto o filão de minério de ferro da região na década de 1960.
A companhia, com um portfólio diversificado que abrange recursos metálicos, energia, maquinário e alimentos, espera que a produção comece em 2030.
A participação de 40% na Rhodes Ridge deve render 16 milhões de toneladas de minério de ferro por ano inicialmente, aumentando para mais de 40 milhões de toneladas após uma expansão adicional, impulsionando o fluxo de caixa operacional em 100 bilhões de ienes (US$659 milhões) e 250 bilhões, respectivamente.
No ano fiscal que terminou em março de 2024, a participação acionária anual da Mitsui na produção de minério de ferro foi de 61 milhões de toneladas por meio de investimento na Vale e parcerias com a Rio Tinto e a BHP.
A Mitsui espera obter economias de custo aproveitando a infraestrutura existente entre Rhodes Ridge e o projeto Robe River, da Rio Tinto, nas proximidades, no qual também tem participação.
O minério de ferro de Rhodes Ridge será misturado ao minério vendido pela Rio Tinto e exportado para países asiáticos, incluindo o Japão.
Após as transações, a Rio Tinto deterá 50% do projeto, enquanto a Mitsui deterá 40% e a AMB 10%.