O CEO da Tesla, Elon Musk, fez uma viagem não anunciada à China no domingo (28) e se encontrou com o Premier Li Qiang, uma semana após adiar uma visita à Índia para lidar com questões urgentes na montadora de carros.
Espera-se que Musk discuta o lançamento do sistema de assistência ao motorista da Tesla no país, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.
O segundo oficial da China encontrou-se com Musk em Pequim horas após ele chegar à cidade. Li disse que o país está sempre aberto a empresas estrangeiras, acrescentando que a Tesla é um exemplo bem-sucedido de cooperação comercial entre China e EUA, segundo a China Central Television.
A mais recente visita de Musk à China ocorre em um momento volátil para a Tesla, com a desaceleração das vendas de veículos elétricos provocando uma redução de custos e a redução de mais de 10% de sua força de trabalho global. Musk adiou uma viagem à Índia planejada para 21 e 22 de abril, que incluiria uma reunião com o primeiro-ministro Narendra Modi, devido a “obrigações muito pesadas da Tesla”.
A CCTV disse que Musk disse a Li que a Tesla está disposta a aprofundar a cooperação com a China. O CEO também se encontrou anteriormente com o chefe do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Ren Hongbin, segundo a CCTV.
A Tesla está trabalhando para obter aprovação para o sistema que chama de Full Self-Driving, ou FSD, em novos mercados. Seus veículos foram proibidos de entrar em complexos militares da China e em alguns outros locais do governo no passado por causa das câmeras usadas em seus sistemas de assistência ao motorista, que não são capazes de dirigir totalmente autonomamente. Musk tem sido cada vez mais otimista em relação ao potencial das últimas versões do FSD da Tesla.
“Planejamos, com a aprovação dos reguladores, lançá-lo como um sistema de autonomia supervisionada em qualquer mercado em que possamos obter aprovação regulatória para isso, o que achamos que inclui a China”, disse Musk sobre o FSD durante a teleconferência de resultados da Tesla em 23 de abril.
Os sistemas avançados de assistência ao motorista, ou ADAS, estão se tornando cada vez mais comuns no mercado de veículos elétricos da China, onde a Tesla está perdendo participação. Muitos players locais, incluindo Xpeng Inc., Xiaomi Corp. e Huawei Technologies Co., usam tecnologia sofisticada como um ponto de venda para seus veículos, enquanto os cortes de preços em toda a indústria por parte dos concorrentes adicionam pressão para que a empresa americana faça o mesmo.
Li visitou o Salão do Automóvel de Pequim no domingo e disse que a China tem uma posição de liderança na indústria de veículos de nova energia, relatou a Rádio Nacional da China. Ele instou os players do setor a manterem suas vantagens competitivas e prometeu garantir condições equitativas para empresas estrangeiras no mercado.
A Tesla reduziu repetidamente os preços em mercados-chave, incluindo EUA e China. Os investidores ignoraram os resultados ruins na semana passada, já que a empresa prometeu lançar modelos de veículos elétricos de custo mais baixo ainda este ano.
“Devemos ser considerados uma empresa de IA ou robótica”, disse Musk durante a teleconferência de resultados da Tesla. “Se alguém não acredita que a Tesla vai resolver a autonomia, acho que não deveria ser um investidor na empresa. Mas nós resolveremos, e estamos resolvendo.”
A Reuters relatou anteriormente os planos de Musk de discutir o software da Tesla durante a visita.
A fábrica da Tesla em Xangai, estabelecida em 2019, é a planta mais produtiva da empresa globalmente, ponto que Musk destacou para Li no domingo, enquanto elogiava “o trabalho árduo e a sabedoria da equipe chinesa”, disse a CCTV.
A mídia chinesa relatou que a Tesla cancelou todas as ofertas de emprego para graduados chineses em sua última rodada de cortes de empregos.
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