Siga nossas redes

Negócios

Nestlé projeta mais que dobrar os investimentos no Brasil até 2025

Empresa pretende construir uma nova fábrica para alimento de animais, entre outros projetos.

O investimento da Nestlé no mercado brasileiro até 2025 vai mais que dobrar. Segundo anúncio da companhia, entre este ano e os dois próximos, o negócio no Brasil vai receber um reforço de R$ 6 bilhões, o que equivale a um crescimento de 105% na comparação com o triênio anterior, de 2020 a 2022. 

Com o Brasil se consolidando como o terceiro maior mercado mundial da Nestlé, o dinheiro já tem destino certo: “novas tecnologias na indústria, expansão das unidades fabris, transformação do portfólio e avanço da agenda de sustentabilidade”, segundo o comunicado da empresa. Além disso, será construída uma nova unidade da Purina, marca de alimentos para animais, em Santa Catarina.

Fábrica de Caçapava (SP) da Nestlé (Foto: Divulgação)
Fábrica de Caçapava (SP) da Nestlé (Foto: Divulgação)

Questionada pelo InvestNews sobre a motivação e destinação dos investimentos, a empresa respondeu que as decisões foram baseadas em pesquisas de mercado que apontam para novos hábitos de consumo. 

“Por meio dessas pesquisas, temos acompanhado a diminuição no número de filhos nos lares, o envelhecimento da população e o aumento da presença de pets durante a pandemia e no pós pandemia. E com isso, evoluímos nosso portfólio com produtos que vão desde alimentos para nutrição infantil até opções indulgentes, suplementos para envelhecimento e também alimentos para animais de estimação.”

Nestlé, em nota ao INvestNews

A Nestlé tem três braços na área de levantamento e monitoramento de dados para ajustes de portfólio. Um deles é a área de Consumer and Market Insights (CMI), que segue uma abordagem orientada por pesquisas, estudos e dados públicos, incluindo iniciativas proprietárias. Há ainda o C.Lab, laboratório de pesquisas próprio focado em comportamentos dos consumidores e tendências de consumo, e a área de CES (Consumer Engagement Services), um canal de comunicação com os consumidores. 

Em julho, a empresa já havia anunciado que iria investir R$ 2,7 bilhões no Brasil até 2026 para ampliar e atualizar fábricas de biscoitos e chocolates no país.

Kopenhagen (Foto: Rafael Felix/Divulgação)
Kopenhagen (Foto: Rafael Felix/Divulgação)

O anúncio dos investimentos também vem poucos meses depois da aquisição do Grupo CRM, dono da Kopenhagen e Brasil Cacau, pela Nestlé. O negócio representa mais uma expansão nas áreas de atuação da empresa do que o fortalecimento em um mesmo segmento, conforme analisaram especialistas ouvidos pelo InvestNews. O CRM representaria, na verdade, o ingresso da Nestlé em um ramo de varejo de presentes.

Para onde vai o dinheiro 

Nos planos da Nestlé para os próximos anos, um dos destaques é a categoria de chocolates e biscoitos, com a implantação de linhas de produção, tecnologias e novos produtos. Para 2024, a Nestlé vai inaugurar uma nova linha de KitKat na fábrica de Caçapava (SP), onde já existe a maior produção do chocolate na América Latina, de acordo com a companhia. 

Mas os projetos ainda devem se expandir para além do triênio anunciado. “Até 2028, a expectativa é ampliar ainda mais o parque industrial, com um total de seis linhas exclusivas na unidade do interior paulista”, disse a Nestlé em comunicado. 

Enquanto isso, no mercado de animais de estimação, está planejada a construção da segunda fábrica de Purina no país, em Vargeão (SC). A primeira fica em Ribeirão Preto (SP). 

Fábrica da Nestlé na Suíça (Foto: Divulgação)
Fábrica da Nestlé (Foto: Divulgação)

Outros planos incluem a categoria de café, mirando em linhas mais sofisticadas. Ainda entre os projetos prioritários estão os aportes em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias com o objetivo de aumentar a produtividade. 

“Teremos mais um pico de investimentos, acelerando uma agenda de ESG, inovação e transformação digital que sustentam o crescimento contínuo da operação brasileira da Nestlé”, disse Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, em nota.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.