O Instagram anunciou um novo aplicativo de edição de vídeo, chamado Edits, no mesmo dia em que o serviço de vídeo rival TikTok ficou brevemente às escuras em resposta a uma proibição federal. O X também divulgou o lançamento de uma guia dedicada a vídeos em seu aplicativo móvel.

O novo aplicativo da Meta Platforms, que não estará disponível até fevereiro, oferecerá “um conjunto completo de ferramentas criativas”, de acordo com uma postagem no domingo de Adam Mosseri, chefe da plataforma de mídia social. As pessoas podem usar o Edits para armazenar rascunhos de vídeo, editar clipes e adicionar recursos como telas verdes, sobreposições e transições, de acordo com um porta-voz da Meta.

O Instagram, que faz parte do império da rede social de Mark Zuckerberg, anunciou o novo software poucas horas depois que o TikTok encerrou seu serviço nos EUA, após a implementação de uma nova lei de segurança nacional. Essa lei também afetou outras propriedades da ByteDance além do TikTok, incluindo o aplicativo de edição de vídeo CapCut.

Desde então, o TikTok restaurou o serviço depois que o presidente eleito Donald Trump suspendeu a aplicação da proibição, mas seu futuro a longo prazo ainda está em dúvida, pois a lei exige que sua empresa controladora chinesa venda os negócios do aplicativo nos EUA. Trump disse que pretende facilitar uma joint venture com novos proprietários baseados nos EUA que adquiram 50% da empresa.

O X de Elon Musk, antigo Twitter, está tentando se firmar em muitas áreas diferentes de conteúdo on-line, abrangendo tudo, desde a transmissão ao vivo até podcasts de vídeo e entrevistas longas. A empresa anunciou que está lançando “um novo e imersivo espaço para vídeos” para usuários nos EUA a partir de domingo.

O Instagram é considerado um dos principais beneficiários de uma eventual proibição do TikTok. Ele já tem um produto semelhante de vídeo curto, chamado Reels, que é amplamente usado nos EUA e em outros grandes mercados, como a Índia. O lançamento de um novo aplicativo de edição de vídeo em meio à incerteza do TikTok pode atrair criadores que estejam procurando um novo local para editar e publicar seu conteúdo.

O Instagram estava exibindo anúncios na App Store da Apple depois que o TikTok foi retirado do ar durante a noite. As pessoas que procuraram por “TikTok” foram recebidas com uma promoção do Instagram.