A Nvidia, maior fornecedora de chips para inteligência artificial, amplia uma parceria com a Cisco, fabricante de equipamentos de rede – par fazer com que mais equipamentos de uma ‘conversem’ com os da outra.

O processo facilitar a implementação de sistemas de IA por empresas, integrando tecnologias de rede (da Cisco) e de processamento (da Nvidia). É que muitas companhias vivem problemas devido à complexidade que a mudança para essa tecnologia para traz aos data centers.

A Cisco e a Nvidia anunciaram em um comunicado conjunto na terça-feira (25) que ampliarão a lista de produtos com tecnologias integradas para eliminar essas barreiras.

A Nvidia lança complementos de rede para seu servidor de IA com o Spectrum-X Ethernet. A linha de produtos incorporará chips Cisco para funções de conectividade mais amplas, segundo as empresas.

“As empresas estão sob imensa pressão para implementar IA de forma rápida e eficaz, e muitos líderes enfrentam dificuldades para justificar o investimento enquanto equilibram os riscos”, disse o CEO da Cisco, Chuck Robbins, no comunicado.

“Juntas, a Cisco e a Nvidia estão fazendo uma parceria para remover barreiras para os clientes e garantir que eles possam otimizar seus investimentos em infraestrutura para liberar todo o poder da IA.”

A construção de data centers de IA concentrou-se em um pequeno grupo de hiperescaladores, como Microsoft e Amazon.com. Estas empresas possuem grandes equipes de engenharia capazes de projetar e implantar os sistemas.

A Nvidia busca expandir a tecnologia além desse grupo seleto para alcançar a economia mais ampla. A parceria com a Cisco, iniciada há um ano, visa atingir corporações e departamentos governamentais que são os principais usuários da empresa de rede.

Para a Cisco, que enfrenta desafios nas vendas para data centers de hiperescaladores, a parceria com a Nvidia abre caminho para maior participação nos investimentos em IA.

O equipamento de rede da Nvidia incluirá os chips Silicon One da Cisco, oferecendo vantagem sobre os produtos da Broadcom.