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O custo da IA: Meta projeta gastos maiores e receitas menores

Mercado espera que investimentos em inteligência artificial tragam retornos para a dona do Instagram

A Meta Platforms aumentou suas estimativas de gastos para o ano de 2024 e projetou vendas no segundo trimestre abaixo das expectativas de Wall Street, levantando mais uma vez questões sobre se suas apostas tecnológicas futuristas eventualmente serão compensadoras para os investidores.

A empresa-mãe do Facebook informou uma receita de US$ 36,5 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de mais de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os analistas esperavam uma receita de US$ 36,1 bilhões em média, de acordo com as estimativas compiladas pela Bloomberg.

O lucro mais do que dobrou para US$ 12,4 bilhões. O lucro por ação ficou em US$ 4,71. A empresa sediada em Menlo Park, Califórnia, projetou vendas no segundo trimestre entre US$ 36,5 bilhões e US$ 39 bilhões. Os analistas esperavam US$ 38,2 bilhões.

Ao mesmo tempo, a Meta aumentou seus custos esperados para o ano e agora acredita que os gastos serão de US$ 35 bilhões a US$ 40 bilhões. No início deste ano, estimou despesas relacionadas a coisas como servidores, hardware de IA e centros de dados em US$ 30 bilhões a US$ 37 bilhões.

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“Esperamos que as despesas continuem aumentando no próximo ano, à medida que investimos agressivamente para apoiar nossos ambiciosos esforços de pesquisa e desenvolvimento de produtos de IA”, disse a diretora financeira Susan Li em comunicado.

As ações caíram 11% no after market. No ano, as ações subiram 39% e estão sendo negociadas perto das máximas históricas nas últimas semanas, em parte refletindo o entusiasmo em torno da IA.

A Meta tem gastado agressivamente para competir em IA contra outros pares de tecnologia como a Microsoft e a Alphabet.

A Meta informou nesta quarta-feira que espera que as despesas gerais este ano sejam maiores do que o previsto, à medida que tem gastado pesadamente para lançar novos produtos de inteligência artificial (IA) e reforçado sua infraestrutura para suportar essas aplicações.

A companhia vem atualizando seus recursos para compra de anúncios com ferramentas de IA e formatos de vídeo curtos para impulsionar o crescimento da receita, ao mesmo tempo em que introduz mecanismos de IA, como assistente de chat, para aumentar o engajamento em suas propriedades de mídia social.

A empresa anunciou planos para um novo centro de dados de US$ 800 milhões em janeiro e também está desenvolvendo seus próprios chips para serviços de inteligência artificial. O Meta também está trabalhando em várias novas iterações de seu grande modelo de linguagem, conhecido como Llama, para alimentar chatbots e outros serviços de IA.

No trimestre anterior, o CEO Mark Zuckerberg anunciou recompra de ações no valor de US$ 50 bilhões, além do primeiro dividendo trimestral da empresa, em um esforço para tranquilizar os investidores frustrados com os gastos agressivos da empresa em tecnologias que ainda não se mostraram lucrativas. Zuckerberg tem passado anos investindo dinheiro em esforços para construir o chamado Metaverso, um mundo virtual onde ele espera que as pessoas joguem e trabalhem.

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A Reality Labs, divisão do Meta focada em suas apostas futuristas, relatou um prejuízo de US$ 3,85 bilhões no primeiro trimestre, aproximadamente o mesmo que no ano anterior. Essa divisão, que também supervisiona headsets de realidade virtual e os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta, relatou um prejuízo anual de mais de US$ 16 bilhões em 2023.

A empresa reiterou seus planos de gastos mais amplos para 2024, dizendo que desembolsará US$ 96 bilhões a US$ 99 bilhões, ligeiramente acima de uma meta mínima de US$ 94 bilhões a US$ 99 bilhões. Anteriormente, havia dito que grande parte disso seria destinada a custos de infraestrutura, além de apostas de longo prazo em realidade aumentada e virtual.

O relatório misto da Meta vem no mesmo dia em que o presidente Joe Biden assinou uma lei que pode forçar a ByteDance, dona do TikTok, a vender o popular serviço de vídeo ou enfrentar uma proibição nos EUA. A eliminação potencial de um grande concorrente pode impulsionar o negócio de publicidade da Meta, já que sua oferta de vídeo curto, Reels, é um clone do TikTok.

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