Vista aérea de reservatório com nível de água baixo, revelando margem seca em camadas de terra escura.
Níveis de água na barragem hidrelétrica Centrais Elétricas Brasileiras SA (Eletrobras) Funil em Itatiaia, estado do Rio de Janeiro, Brasil, na quinta-feira, 29 de agosto de 2024. Foto: Dado Galdieri/Bloomberg

O Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS) estimou nesta sexta-feira (13) que os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal subsistema para armazenamento das usinas, deverão alcançar 51,2% da capacidade ao fim de dezembro, um aumento de mais de 4 pontos percentuais em relação ao previsto na semana passada.

A melhora decorre de chuvas mais favoráveis previstas para o mês, devendo superar a média histórica na região. A previsão de energia natural afluente para o Sudeste/Centro-Oeste passou para 107% da média, ante 90% estimados há uma semana.

As chuvas deverão ser abundantes também no Sul, chegando a 212% da média histórica em dezembro, ante projeção de 124% no boletim da semana passada.

LEIA MAIS: Regulamentação de eólicas offshore vai para sanção com ‘jabutis’ para carvão e gás

Para as demais regiões, a previsão é de chuvas em 61% da média no Nordeste (ante 51% na semana anterior) e em 92% no Norte (ante 82%).

Já para a carga de energia elétrica no país, o órgão projetou alta de 0,9% ante dezembro de 2023, a 81.117 megawatts médios, ante crescimento de 1,1% previsto na semana anterior.