A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pediu nesta quinta-feira (26) uma investigação completa sobre a causa do acidente de um avião Embraer da Azerbaijan Airlines que matou 38 pessoas.
“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e vítimas do voo J28243 da Azerbaijan Airlines”, disse a porta-voz da Otan Farah Dakhlallah em um post na plataforma X.
“Desejamos aos feridos no acidente uma rápida recuperação e pedimos uma investigação completa.”
Um jato de passageiros da Embraer caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira (25), matando 38 pessoas, depois de desviar de uma área da Rússia que Moscou defendeu recentemente contra ataques de drones ucranianos.
LEIA TAMBÉM: Carlos Ghosn é contra a fusão entre Honda e Nissan. E ele tem um ponto
O presidente do Senado do Cazaquistão disse mais cedo na quinta-feira que a causa da queda do avião ainda era desconhecida.
Quatro fontes no Azerbaijão com conhecimento da investigação disseram à Reuters que o voo da Azerbaijan Airlines foi derrubado por um sistema de defesa aérea russo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão brasileiro de investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado do país de projeto e fabricação das aeronaves produzidas pela Embraer, informou que está em contato com a agência cazaquistã responsável por conduzir as ações iniciais de investigação “para a prestação de um eventual suporte técnico que aquela autoridade julgue necessário”.
Veja também
- China planeja estímulo recorde em 2025 com emissão de US$ 411 bi em títulos públicos
- MPT alega irregularidades nas condições de trabalho da BYD na Bahia
- Quantum, da Brookfield, passa a deter 100% de transmissora de energia no RS
- Controladora do Ifood compra plataforma Decolar
- Biden abre investigação comercial nos EUA sobre chips chineses antigos; entenda