Após ser notificada em meio à disparada no número de reclamações de consumidores por causa do álbum da Copa, a editora Panini enviou esclarecimentos ao Procon-SP e, segundo o órgão, as informações estão em análise. As principais queixas são relacionadas a não entrega ou atraso na entrega de produtos.
Segundo o Procon-SP, somente em agosto o órgão recebeu 432 reclamações contra a Panini relacionadas a esses temas. No dia 2 de setembro, a Panini foi notificada pelo Procon-SP, que pediu explicações sobre a comercialização de kits/combos, álbuns e figurinhas individuais referentes à Copa do Mundo 2022.
Entre as informações solicitadas estão quais os prazos de entrega para cada produto; se eles estão sendo cumpridos; como os consumidores são avisados no caso de postergação da data de entrega; quais as medidas que a empresa está adotando para solucionar essas demandas e se existe um canal de comunicação específico para esses casos.
As queixas de consumidores também dispararam no site Reclame Aqui. Segundo a empresa, em agosto a Editora Panini acumulou 2.105 reclamações sobre o álbum da Copa e figurinhas na página.
Resposta da Panini
Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela Editora Panini sobre as reclamações de clientes relacionadas ao álbum da Copa 2022:
“A Editora Panini vem aumentando exponencialmente o volume de produção do álbum e das figurinhas da FIFA World Cup Qatar 2022™ e trabalha de forma contínua junto a parceiros e fornecedores para atender a alta demanda pelo produto no mercado.
A fim de melhorar o atendimento e dar vazão às demandas, a empresa aumentou o efetivo de pessoas focadas no atendimento ao cliente e trabalha com o sistema URA para agilizar o processo.
Com intuito de buscar alternativas de distribuição ao consumidor, desde o início das vendas, a editora também estabeleceu diversas parcerias comerciais com os principais varejistas nacionais, distribuídos por todo o país.
Por fim, a empresa reforça que implementou melhorias e tem trabalhado intensamente para sanar todas as solicitações no menor tempo possível e atender os consumidores com qualidade.”
Frete mais demorado que o esperado
Apesar da disparada no número de acessos à página da Panini no site Reclame Aqui (passou de 556 no dia 1º de agosto para uma média de 10 mil por dia entre 22 e 29 do mesmo mês), uma pesquisa realizada com 5 mil consumidores no dia 31 de agosto mostra que os que se interessam pelo álbum da Copa são minoria.
Segundo os dados do Reclame Aqui, 72% dos consumidores dizem que não compraram nem vão comprar o produto. Entre essas pessoas, a maioria (42%) diz que considera perda de tempo e dinheiro. A segunda justificativa mais citada (24,9%) é a percepção de que o álbum estaria muito caro.
Já entre as pessoas que afirmaram terem comprado o álbum, quase 60% dizem que a aquisição foi feita em loja física ou banca de jornal. Entre quem comprou online, mais de 70% reclamam que o frete demorou mais que o esperado.
Veja também:
- Brasil tem 15% de chance de vencer a Copa do Mundo
- História da Copa do Mundo: como surgiu o campeonato?
- Completar o álbum da Copa de 2022 sem trocar figurinhas pode custar R$ 3.805
- Jogos do Brasil na Copa: veja datas e horários da 1ª fase
- 101 curiosidades sobre a Copa do Mundo que você precisa saber
- Quais países já foram sedes da Copa do Mundo?