O Pátria Investimentos fechou a venda da farmacêutica Natulab para o fundo Pettra, um family office constituído para investimentos nos setores de varejo e consumo. O valor envolvido na compra da empresa, que fabrica medicamentos gerais, fitoterápicos e suplementos vitamínicos, não foi revelado, mas fontes a par da operação afirmam que a aquisição será efetivada integralmente com recursos próprios e que o “cash out” – pagamento ao vendedor – vai acontecer somente em três anos. Até lá, os desembolsos vão para investimentos na companhia.
O Pettra reúne um grupo de empresários que atuam no setor industrial. O veículo de investimento foi constituído para a construção dessa nova vertical, que conta também com a participação acionária de Ronnie Motta, ex-CEO da Bombril.
Como chairman desse fundo voltado para o varejo, é ele quem vai liderar a operação. Além da integração da primeira investida, Motta terá o papel de prospectar outros negócios – o que pode envolver outra farmacêutica com catálogo complementar ou uma importadora.
O Pátria detinha 80% do capital da Natulab, adquiridos por cerca de R$ 130 milhões em 2013. Na ocasião, o faturamento da empresa era de aproximadamente R$ 200 milhões. Os demais 20% estavam nas mãos de investidores italianos, que também venderam sua participação sob o efeito da cláusula de “drag along” – que possibilita ao acionista majoritário vender a empresa sem a autorização do minoritário.
Hoje, o faturamento da Natulab está na casa dos R$ 500 milhões. Ela é dona de 150 marcas entre fitoterápicos, suplementos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs) , sendo 16 líderes de mercado – entre eles, Maxalgina (dipirona monoidratada), Seakalm (Passiflora incarnata L.), Rifotrat (rifamicina), Viter C (ácido ascórbico), Tilemaxy (paracetamol) e Ibuprotrat (ibuprofeno), segundo a IQVIA, consultoria global de dados e análises sobre o setor de saúde. O setor farmacêutico movimentou R$ 120 bilhões no varejo em 2023, com crescimento anual entre 10 e 18% nos últimos 5 anos.
Fundada em 2000 em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a Natulab tem presença em 95% das farmácias brasileiras. É nessa região que estão as duas fábricas e os dois centros de distribuição da empresa. A atuação da empresa é mais forte no Nordeste – 24% das vendas, enquanto que o Sudeste responde por 13%. Em termos de volume, a maior parte das vendas da Natulab é destinada a distribuidores ou pequenas redes. A estimativa é que apenas 20% das vendas sejam feitas para farmácias de grande porte. E é justamente aí que os novos sócios veem potencial de expansão.
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