A PepsiCo, empresa de snacks e bebidas, afirmou que está reduzindo preços em até 15% em algumas de suas principais marcas, incluindo Lay’s e Doritos, em uma tentativa de impulsionar as vendas ao oferecer produtos mais acessíveis.

A companhia, com sede em Nova York, disse que está avançando com planos anunciados em dezembro para estimular as vendas entre consumidores cansados dos altos preços nos supermercados. A PepsiCo afirmou que vai cortar preços em quase 15% de algumas de suas marcas mais conhecidas, como Lay’s, Doritos, Cheetos, Ruffles e Tostitos, mantendo os tamanhos dos produtos inalterados.

A PepsiCo busca acelerar o crescimento ao “oferecer uma proposta de valor mais atraente para lidar com a dinâmica de acessibilidade dos consumidores”, afirmou o diretor-presidente Ramon Laguarta em comunicado divulgado nesta terça-feira.

A empresa reportou um lucro do quarto trimestre acima do esperado, sustentado por uma forte demanda internacional, e anunciou um programa de recompra de ações de US$ 10 bilhões. Também reafirmou o guidance para o ano fiscal de 2026 divulgado em dezembro, dizendo esperar um crescimento da receita orgânica entre 2% e 4%.

A PepsiCo vem sendo pressionada pela Elliott Management Investment, que adquiriu uma participação de US$ 4 bilhões na companhia no ano passado, a reformular seu portfólio de produtos e tornar marcas-chave mais acessíveis. A fabricante de refrigerantes chegou a um acordo com o investidor em dezembro, comprometendo-se a reduzir seu portfólio de produtos nos Estados Unidos em 20% e cortar preços de algumas marcas principais.

As ações da PepsiCo tinham pouca variação no pré-mercado. O papel acumulava alta de 8,1% no ano até o fechamento de segunda-feira, superando o avanço de 1,9% do S&P 500.