Publicidade

A Petrobras realizou uma descoberta de petróleo “de excelente qualidade” em poço exploratório perfurado no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, no pós-sal da Bacia de Campos, informou a companhia nesta segunda-feira (17).

A perfuração do poço, localizado a 108 km da costa na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ), em profundidade d’água de 734 metros, já foi concluída, “tendo intervalo portador de petróleo sido constatado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido”.

“Essas amostras posteriormente seguirão para análises laboratoriais, que permitirão caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados, possibilitando a continuidade da avaliação do potencial da área”, disse a Petrobras.

O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi 100% adquirido pela Petrobras em setembro de 2018, em rodada de Partilha de Produção.

A descoberta reafirma o potencial energético ainda existente na Bacia de Campos, disse o pesquisador Francismar Ferreira, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), ao falar sobre a bacia que têm grandes campos em declínio.

Ferreira destacou que essa descoberta soma-se às demais notificações registradas em 2025 na bacia, provenientes de perfurações da própria Petrobras nos blocos Alto Cabo Frio Central e Norte de Brava, além da descoberta realizada pela Shell no bloco C-M-659.

“A Bacia de Campos é estratégica para a segurança energética nacional. No entanto, a continuidade dessa condição depende da ampliação de investimentos exploratórios visando novas descobertas e de projetos de revitalização dos campos maduros”, disse Ferreira, em nota.

As ações preferenciais da petroleira tiveram uma reação modesta ao anúncio, registrando avanço de 0,55% nesta segunda-feira, para R$ 32,88.