A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta quarta-feira (17) que iniciou duas paradas simultâneas para manutenção na Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da empresa e também grande produtora diesel S-10 do Brasil.
As intervenções serão nas unidades de Destilação e de Coqueamento, que fazem parte do processo de refino de petróleo, e a previsão da empresa é que sejam concluídas na segunda quinzena de setembro.
Em nota, a companhia afirmou que a parada na refinaria paulista “é um procedimento de rotina nas instalações industriais da Petrobras, realizadas com o objetivo de manter a segurança, restabelecer as capacidades operacionais e promover melhorias no processo produtivo”.
A Petrobras disse ainda que o atendimento aos compromissos comerciais será mantido, sem comprometimento dos contratos firmados junto aos clientes.
A empresa lembrou que, em julho, a Replan produziu um volume mensal recorde de diesel S-10, com a marca de 3,196 milhão de barris, “o que permitiu aumentar o estoque do produto”.
Em conferência com investidores, no final de julho, o diretor de Refino e Gás Natural da companhia, Rodrigo Costa, afirmou que, além da Replan, estavam previstas para este segundo semestre paradas programadas em outras três refinarias: Rnest, em Pernambuco; Regap, em Minas Gerais; e Repar, no Paraná.
A companhia, no entanto, adiou a parada para manutenção na unidade de hidrotratamento de diesel da Revap, em São Paulo, de novembro para o primeiro trimestre de 2023, diante de um cenário desafiador de demanda no segundo semestre, que inclui alguns dos meses com maior consumo no país.
Veja também
- Com o petróleo em xeque mundo afora, Petrobras precisa planejar seu futuro
- Apesar de recorde no pré-sal, a produção de petróleo cai no Brasil em setembro
- Ibama pede mais informações à Petrobras em processo de exploração da Foz do Amazonas
- Declínio de campos mais antigos derruba produção da Petrobras no Brasil em 8,2%
- Petrobras vai investir R$ 3,5 bilhões para finalizar fábrica de fertilizantes em MS