A Petrobras (PETR3 PETR4) informou na noite desta quarta-feira (08) o início da fase não vinculante referente à venda da sua participação de 18,8% no capital social na sociedade da usina de geração a gás UEG Araucária (UEGA).

A operação será feita juntamente com as suas sócias, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Copel Geração e Transmissão, que detêm, respectivamente, 20,3% e 60,9% do capital social, totalizando a venda de 100% das ações da UEGA.

Segundo a petroleira, os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre a UEGA, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.

A empresa reiterou que a divulgação está de acordo com as suas normas internas e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais.

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”, esclareceu a Petrobras.

Sobre a UEGA

A UEGA é uma sociedade entre o Grupo Copel e a Petrobras, constituída de uma usina de geração a gás natural (ciclo combinado, com duas turbinas a gás e 1 turbina a vapor) localizada em Araucária, no Paraná, próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL). Entrou em operação em 2002 e possui capacidade instalada total de 484 MW.