A ação da Braskem encerrou o pregão em alta de 5,84%, a R$ 23,21, enquanto a ação preferencial da Petrobras avançou 0,74%, a R$ 34,13.
30/01/2020
REUTERS/Amanda Perobelli
A manifestação da empresa acontece após, no domingo, Lauro Jardim, colunista do jornal “O Globo”, afirmar que a Petrobras já teria recebido o desenho de “sócio ideal” na petroquímica. Ainda de acordo com a publicação, “a melhor proposta é a feita por estrangeiros para comprar a parte da Odebrecht na empresa petroquímica e, portanto, virar sócia da Petrobras: a da Apollo/Adnoc, uma parceria entre um fundo de investimento americano com uma estatal de petróleo dos Emirados Árabes”.
A estatal informou no comunicado, no entanto, que não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou do conselho de administração da empresa em relação ao tema.
“Decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e
estudos técnicos, em observância às práticas de governança e aos procedimentos internos aplicáveis”, disse a Petrobras no documento.
O que diz a Novonor
Em comunicado ao mercado, a Braskem disse que não conduz eventuais negociações da Novonor e Petrobras para a venda da companhia, razão pela qual solicitou
esclarecimentos aos seus acionistas.
Em manifestação à petroquímica, a Novonor informou que, “desde as últimas manifestações, até o presente momento, não houve qualquer evolução material ou vinculante nas discussões que vem mantendo com as eventuais partes interessadas na aquisição de sua participação indireta na Braskem”.