A empresa, que obtém cerca de 25% de sua receita na América do Norte, fabrica a maioria de seus pneus para o mercado dos EUA no México, na Europa e no Brasil.
As ações da Pirelli caíram na segunda-feira, junto com outros fornecedores automotivos europeus, após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, além de afirmar que a União Europeia será a próxima na lista.
Trump adiou por um mês a decisão sobre as tarifas mexicanas na segunda-feira, aumentando as esperanças de que elas possam ser evitadas. Enquanto isso, a Pirelli está considerando aumentar os preços para compensar a maior parte das tarifas dos EUA, segundo as fontes, que pediram anonimato por discutirem questões privadas. O enfraquecimento do peso mexicano e do euro, suas principais moedas de produção, também ajudará a proteger os resultados financeiros da empresa, disseram.
A Pirelli possui fábricas na Geórgia (EUA) e no México, e o CEO Andrea Casaluci afirmou em novembro que planeja aumentar a produção local.
A empresa vem reduzindo sua dívida, com o objetivo de diminuir seu índice de alavancagem para 1 vez o lucro anual antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA). Além disso, a companhia deve confirmar sua meta de fluxo de caixa de € 550 milhões (US$ 565 milhões) para este ano, acrescentaram as fontes. A Pirelli deve divulgar seus resultados completos de 2024 ainda este mês.
A Pirelli fabrica pneus para marcas de luxo como Ferrari, McLaren e Bentley, além de montadoras com grande presença nos EUA, como Ford e Honda.
Um representante da Pirelli recusou-se a comentar. As ações da Pirelli, fundada em 1872, caíram 3,4% em Milão na segunda-feira, após chegarem a recuar até 5,9% no início do dia.
Em novembro, Casaluci reafirmou que a América do Norte continua sendo “o centro de nossa estratégia de crescimento para os próximos anos”, à medida que a empresa busca expandir sua presença no mercado de alto valor.
Nos primeiros nove meses de 2024, a Pirelli gerou aproximadamente € 1,3 bilhão (US$ 1,33 bilhão) em receita na América do Norte, de acordo com seu último relatório financeiro.