Entre os clientes do Nubank com renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, 19% utilizam o PIX – o maior percentual considerando a divisão por renda. O dado foi divulgado pelo banco nesta quinta-feira (4), em pesquisa que revela ainda que, na divisão por faixa etária, o PIX é mais popular entre clientes com 18 a 30 anos. Nesse grupo, 20% usam o novo meio de pagamentos.
O cadastro de chaves para utilizar o PIX foi liberado pelo Banco Central em outubro. No início da fase de cadastros, o Nubank liderou o número de clientes com chaves criadas, com cerca de 8 milhões, seguido por Mercado Pago e PagSeguro, cada um com mais de 4 milhões.
O InvestNews procurou o BC para pedir uma lista atualizada das instituições com mais clientes cadastrados, mas o órgão informou que não divulga dados individualizados de participantes.
Outros dados da pesquisa
Segundo o Nubank, se entre pessoas de 18 a 30 anos com renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil o PIX é mais popular, a adesão cai à medida que a faixa etária e de renda aumenta. A adesão entre maiores de 60 anos é de 3,3% e de 5% considerando o total de clientes com renda superior a R$ 10 mil.
Já na divisão regional, o Pix é mais popular no Centro-Oeste e Norte, sendo adotado por 20,2% e 19,6% dos moradores dessas regiões.
O levantamento também monitorou a forma como o PIX é mais usado. Quase metade das transferências, ou 49% delas, são feitas após as 17h em dias úteis ou aos finais de semana (ou seja, fora do horário comercial). Ainda nesse recorte, 18% das operações são feitas aos sábados e domingos.
“O Pix tem proporcionado mais liberdade e flexibilidade ao usuário, que não precisa mais ficar restrito aos horários limitados dos métodos tradicionais de pagamento para conseguir fazer uma transação”, disse o Nubank em nota.