A produção de minério de ferro da mineradora Vale (VALE3) subiu 1,1% no terceiro trimestre de 2022, para 89,7 milhões de toneladas, de acordo com relatório divulgado na noite desta segunda-feira (17). Ante o segundo trimestre, houve incremento de 21%.
A companhia afirmou que o resultado refletiu o período seco no sistema Norte e maiores compras de minério de terceiros e produção no sistema Sul.
O número veio um pouco acima das mediana da estimativa de cinco analistas consultados pela Bloomberg que esperavam montante de 87,2 milhões de toneladas.
Já as vendas de minério avançaram 3,5%, para 69 milhões de toneladas, no comparativo anual, enquanto a de pelotas subiu 6%, para 8,5 milhões.
Níquel e cobre
A produção de níquel aumentou 71,5% ante o terceiro trimestre de 2021, para 51,8 mil toneladas, “uma vez que as refinarias retomaram após período de manutenção no segundo trimestre deste ano e a conclusão da reforma do forno 4 na PTVI (na Indonésia)”, informou a empresa.
As vendas de níquel subiram 6% na análise anual, mas ficaram abaixo da produção devido a compromissos de vendas no quarto trimestre de 2022 durante a manutenção programada, baixa disponibilidade de containers impactando a mina Onça Puma e congestionamento de embarques no Reino Unido no terceiro trimestre.
A produção de cobre subiu 7,4%, para 74,3 mil toneladas. Segundo a Vale, o desempenho ocorreu após manutenção prolongada no moinho de Sossego no primeiro semestre do ano, melhor desempenho da planta de Salobo no trimestre e recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre nas operações do Atlântico Norte. As vendas de cobre cresceram 7,8%.
Veja também
- Sucessão na Vale expõe ‘cabo de guerra’ entre governo e mineradora
- Reféns de commodities, Petrobras e Vale iniciam 2024 mirando transição verde
- Vale se junta a Petrobras e promove corte de 40% em dividendos no 3º tri
- Na máxima em 2 anos, minério de ferro reanima Vale e desbanca petróleo
- Ficou sabendo? Vale prevê menor exposição à China; vendas da Suzano