Siga nossas redes

Negócios

Proposta que restringe TikTok é aprovada por unanimidade por painel da Câmara dos EUA

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) – O comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Estados Unidos aprovou por unanimidade nesta quinta-feira a proposta que dá à chinesa ByteDance seis meses para se desfazer do aplicativo de vídeos curtos TikTok ou enfrentar uma proibição nos EUA.

A votação de 50 a 0 representa o avanço mais significativo nas medidas de repressão dos Estados Unidos ao TikTok, que tem cerca de 170 milhões de usuários no país, que haviam sido paralisadas no ano passado em meio a um forte lobby da empresa.

Os parlamentares esperam avançar rapidamente com a medida e disseram que a Câmara dos Deputados dos EUA pode apresentar o projeto de lei nas próximas semanas.

“Essa legislação tem um resultado predeterminado: a proibição total do TikTok nos Estados Unidos”, disse a empresa após a votação. “O governo está tentando privar 170 milhões de norte-americanos de seu direito constitucional à liberdade de expressão. Isso prejudicará milhões de empresas, negará aos artistas uma audiência e destruirá o sustento de vida de inúmeros criadores em todo o país.”

O projeto de lei daria à ByteDance 165 dias para se desfazer do TikTok; caso contrário, as lojas de aplicativos operados por Apple, Google e outras não poderiam oferecer legalmente o TikTok ou fornecer serviços de hospedagem na web para aplicativos controlados pela ByteDance.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.