A companhia fará a solicitação às autoridades dos EUA nos próximos dias, de acordo com a fonte, que pediu anonimato porque o assunto ainda não é público. A Repsol deixou de exportar petróleo venezuelano após o embargo dos EUA no ano passado.
Autoridades americanas vão se reunir com executivos do setor de petróleo sobre a Venezuela na sexta-feira, e a Repsol deve participar do encontro. A empresa espanhola foi uma das poucas fora dos EUA a conseguir licenças para exportar petróleo do país sul-americano nos últimos anos.
A Repsol pretende restaurar esse comércio, disse a fonte. A companhia exportaria petróleo que a Venezuela mantém em armazenamento.
A Repsol preferiu não comentar.
Forças dos EUA capturaram Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, no último fim de semana, e a administração Trump afirmou que os EUA irão controlar as exportações de petróleo do país de forma indefinida.
A Repsol possui operações upstream nos EUA, incluindo participação em um campo no Alasca. Executivos da empresa se reúnem regularmente com a administração americana para discutir sua presença na Venezuela e renovar permissões de operação.
Na Venezuela, a Repsol produz gás, usado principalmente localmente, e também detém participação em um grande campo de petróleo. Durante anos, o governo venezuelano pagou à Repsol com barris de petróleo como compensação por dívidas pendentes.