A Samsung Electronics vai intensificar o investimento em inteligência artificial para eletrônicos de consumo, apostando na sua presença disseminada em dispositivos, de smartphones a TVs, para ajudar a garantir um lugar na arena da IA.

A Samsung está contando com sua posição única no mercado como líder não apenas em dispositivos móveis, mas também em eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar, disse o CEO Han Jong-Hee em entrevista durante a feira CES, em Las Vegas. A empresa quer conectar melhor os 500 milhões de dispositivos que vende todos os anos para compensar os erros que lhe custaram a liderança frente a grandes rivais de tecnologia em áreas como memória de ponta e IA generativa.

A empresa mais valiosa da Coreia do Sul viu suas ações caírem um terço em 2024, já que não conseguiu alcançar a compatriota SK Hynix na disputa para vender memória avançada para aceleradores de IA. Atrasos prolongados na obtenção da aprovação da Nvidia para seus chips de memória de alta largura de banda, ou HBM, resultaram na perda de confiança dos investidores, apesar de um ano forte de seu grupo de smartphones. Na CES, a Samsung escolheu enfatizar sua vantagem em tecnologia de casa inteligente.

LEIA MAIS: Microsoft investirá US$ 80 bilhões em data centers para inteligência artificial

Diferentemente de rivais como a Apple, Amazon.com e Google, da Alphabet, os hubs de conectividade doméstica da Samsung são construídos diretamente em eletrodomésticos que os consumidores compram. Sob a liderança de Han, a empresa vem instalando chips de IA em refrigeradores, máquinas de lavar e aspiradores de pó robóticos.

“No final das contas, nosso objetivo é criar novos produtos que as pessoas ainda não experimentaram”, disse Han, veterano de 36 anos na Samsung, que é amplamente reconhecido por garantir a posição da empresa como líder mundial em vendas de TVs por quase duas décadas. A Samsung também anunciou uma nova iniciativa de IA para TVs, que competirá com o software de TV do Google, oferecendo tradução em tempo real, análise de conteúdo e aprimoramentos de áudio e vídeo alimentados por IA.

Han divide suas funções de liderança com Jun Young-hyun, que assumirá oficialmente o cargo de co-CEO em março e vai supervisionar o negócio crucial de semicondutores da empresa. Han é responsável por todo o restante da enorme fabricante de eletrônicos, embora acredite que a Samsung coloque sua divisão de chips de volta aos trilhos este ano.

“A Samsung tem um histórico de superar inúmeras crises e se reinventar”, disse o CEO.

LEIA MAIS: Da IA ao trabalho híbrido: por que americanos estão produzindo mais

A IA representa a maior parte dos gastos em pesquisa e desenvolvimento da Samsung fora da área de semicondutores, e Han planeja aumentar significativamente esse investimento neste ano e nos próximos. Ele não especificou os gastos da Samsung, mas mencionou que a empresa está comprando placas gráficas da Nvidia e da Advanced Micro Devices para a construção de grandes data centers na Coreia.

A plataforma SmartThings da Samsung — que fornece conectividade entre smartphones, TVs e outros equipamentos domésticos — conta agora com 370 milhões de usuários e vem crescendo cerca de 20% anualmente nos últimos três anos, disse Han. A partir deste ano, seu assistente de voz Bixby será capaz de identificar os membros da casa e oferecer experiências personalizadas.

A indústria de eletrônicos de consumo como um todo deve crescer cerca de 3% este ano, e Han espera que a Samsung tenha um desempenho superior. Olhando além da linha atual da empresa, Han afirmou que o foco está em robótica, tecnologias médica e automotiva para gerar novo crescimento. A Samsung adquiriu e investiu em várias startups no último ano como parte desses esforços.