A Samsung Electronics espera entrar no mercado de óculos de realidade aumentada em parceria com o Google, da Alphabet, de acordo com o principal executivo de telefonia móvel da empresa, entrando em uma categoria de produtos que está esquentando repentinamente.

Depois de anunciar uma colaboração em seu headset Project Moohan em dezembro, as duas empresas já estão trabalhando juntas em óculos de realidade aumentada, disse TM Roh, da Samsung, em uma entrevista. Roh, presidente da divisão Mobile Experience da Samsung, não forneceu mais detalhes sobre os óculos, mas disse que eles seriam lançados como parte dos esforços da empresa para co-desenvolver o sistema operacional Android XR.

Quanto a quando eles chegariam ao mercado, Roh disse que as empresas “tentarão alcançar a qualidade e a prontidão que desejamos o mais rápido possível”.

A criação de óculos de realidade aumentada – que há muito tempo são objeto de ficção científica – tem sido um objetivo ilusório do setor de tecnologia. O Google, a Apple e a Meta Platforms têm buscado criar um par de óculos leves que possam sobrepor dados e gráficos em visualizações do mundo real, mas os desafios relacionados ao custo e à engenharia têm tornado o progresso lento.

A Samsung, sediada em Suwon, a maior empresa da Coreia do Sul e uma das fabricantes de smartphones mais prolíficas do mundo, está procurando novos motores de crescimento para seus negócios de consumo. A empresa expandiu sua linha de eletrônicos vestíveis e relacionados à saúde no ano passado com o Galaxy Ring, que monitora o sono, o estresse e o esforço dos usuários ao longo do dia. O Android XR, que foi anunciado como um projeto em desenvolvimento pela Samsung e pelo Google como “uma equipe”, tem como objetivo fornecer um sistema operacional unificado para todas as classes de fones de ouvido vestíveis.

Headset de realidade mista do Projeto Moohan da Samsung com o Google.

Os óculos de realidade aumentada da dupla competiriam com os próximos produtos da Meta – e potencialmente com a Apple, que tem sido mais cautelosa sobre seus planos. A Meta pretende lançar óculos de realidade aumentada chamados Artemis em 2027, informou a Bloomberg News na terça-feira (21).

O fone de ouvido Project Moohan, por sua vez, é um dispositivo de realidade mista – que combina RA e realidade virtual. Ele usa câmeras voltadas para o exterior para imitar um efeito de AR, mas é principalmente um dispositivo de VR que envolve totalmente o usuário. Roh disse que a Samsung ainda está tentando determinar a data de lançamento e o preço desse produto – previsto para este ano – mas o nível não será baseado exclusivamente nos custos de fabricação.

Uma parte importante do lançamento do fone de ouvido será garantir conteúdo suficiente para o dispositivo, disse Roh, acrescentando que a Samsung e o Google estão trabalhando com terceiros para desenvolver conteúdo original personalizado. A Apple, com seu Vision Pro de US$ 3.500, tem se esforçado para trazer aplicativos e entretenimento suficientes para tornar o dispositivo uma compra obrigatória.