O YouTube vai lançar uma nova versão de menor preço de seu serviço de vídeo pago, oferecendo sua vasta biblioteca de podcasts e clipes de instruções sem publicidade.
O pacote, apelidado de “premium lite”, será anunciado em breve nos EUA, Austrália, Alemanha e Tailândia.
O serviço terá, como alvo, espectadores que querem assistir principalmente a programas que não sejam videoclipes.
Embora o YouTube seja mais conhecido pelos vídeos gratuitos enviados pelos usuários, a empresa também oferece uma variedade de serviços pagos. O YouTube Premium é um pacote de US$ 13,99 por mês nos EUA, e R$ 24,90 no Brasil, que permite que os assinantes assistam a tudo no serviço, incluindo vídeos musicais, sem anúncios.
“Como parte do nosso compromisso de fornecer aos nossos usuários mais escolha e flexibilidade, estamos testando uma nova oferta do YouTube Premium com a maioria dos vídeos sem anúncios em vários dos nossos mercados”, disse um porta-voz do YouTube em uma declaração.
“Esperamos expandir essa oferta para ainda mais usuários no futuro com o suporte dos nossos parceiros.”
A mudança ocorre em um momento de maior competição pela atenção dos fãs de podcast, em particular, que têm diversas opções de como e onde consumir seus programas favoritos.
O plano premium lite está em testes em mercados estrangeiros há meses, de acordo com o Verge . Mas agora será oficialmente lançado de forma mais ampla, incluindo nos EUA pela primeira vez.
O novo nível pode mudar a forma como os criadores de conteúdo, mais conhecidos como YouTubers, ganham dinheiro no serviço. Historicamente, a receita de anúncios compôs a maior parte de seus ganhos na plataforma. Este novo nível, se amplamente adotado, pode tornar a receita de assinatura uma parte maior e mais significativa de seus negócios.
O lançamento segue o impulso da Spotify em conteúdo de vídeo. No mês passado, a empresa sueca lançou um programa no qual assinantes em certos territórios não veem mais anúncios dinâmicos em conteúdo de vídeo.
Tanto no YouTube quanto no Spotify, os criadores de vídeo podem ler pessoalmente anúncios durante seus vídeos que não podem ser removidos.
O Spotify disse que mais de 70% dos criadores e redes elegíveis optaram pelo programa, mas um número significativo dos principais podcasters ainda não o fez devido a preocupações de que o novo modelo de receita pode não corresponder ao valor que eles estão ganhando atualmente com publicidade.
O plano de preço mais baixo do YouTube pode tentar os fãs de certos programas que querem evitar anúncios a continuar assistindo em vez de ir ao Spotify para uma versão sem comerciais.
Para assistir a vídeos musicais sem anúncios, os clientes do YouTube ainda precisarão assinar o YouTube Premium.