A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira (21) que o setor aéreo transportou em junho deste ano 7,2 milhões de passageiros no mercado doméstico, o maior resultado para o mês desde 2015.
A Anac acrescentou que a demanda e a oferta por voos domésticos permaneceram acima dos patamares pré-pandemia em junho, com altas de 7,5% e 11,5%, respectivamente, ante o mesmo período em 2019.
Os resultados estão comparados com o ano anterior à pandemia de covid-19 “para retratar a realidade do transporte aéreo antes das restrições de mobilidade da população”, disse a agência de aviação em comunicado.
As participações das principais companhias aéreas no setor doméstico ficaram em 29,5% para a Azul, 31,3% para Gol e 38,6% para Latam.
No acumulado do ano, a demanda (RPK) cresceu 9,9% na comparação com o primeiro semestre de 2022, e a oferta (ASK) subiu 9,5%, com o transporte de 43,8 milhões de viajantes domésticos no período.
No mercado internacional, no entanto, demanda e oferta recuaram 11,3% e 12,5%, nesta ordem, em relação a junho de 2019. Nesse segmento, o número de passageiros transportados foi de 1,6 milhão, segundo a Anac.
Veja também
- Ações da Azul disparam após empresa garantir acordo para reduzir endividamento
- Programa de foguetes da Boeing pode ‘ir para o espaço’
- Mesmo com acordo, Azul encontra dificuldades para levantar dinheiro
- Airbus vai cortar até 2,5 mil empregos na divisão de defesa e espaço
- Azul corre para levantar recursos após acordo com arrendadores