A Shopee triplicou o espaço de distribuição logística no Rio de Janeiro com adição da unidade em Duque de Caxias. A operação faz parte do plano de expansão logística da empresa para atender consumidores e vendedores da região.
O aumento do CD vai aumentar em 4 vezes a capacidade diária de processamento de pacotes, além de trazer melhoria dos processos de separação e expedição dos produtos. A meta da plataforma de comércio eletrônico é reduzir os prazos de entrega, afirma o chefe de expansão logística da Shopee, Rafael Flores.
“A ampliação da nossa capacidade logística no Rio de Janeiro reforça nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez mais eficiente para consumidores e vendedores, além de impulsionar a economia da região com a criação de novos postos de trabalho.”
Rio de Janeiro é a segunda cidade com mais vendedores
A Shopee conta com mais de 17 hubs logísticos e mais de 320 agências Shopee no Rio de Janeiro, que são os pontos de coleta dos produtos antes de serem enviados aos centros de distribuição (CD). Dos CDs, os produtos são enviados aos hubs de última milha. O Estado se destaca como um dos principais mercados para a empresa: a capital fluminense é a segunda cidade do país com o maior número de vendedores registrados, enquanto o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Além da capital, municípios como Duque de Caxias, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e São Gonçalo, também se destacam pela alta concentração de lojistas na plataforma. Entre os produtos mais comprados pelos consumidores fluminenses estão: jogo de lençol, projetor 4K, fone de ouvido, smartphone e fritadeira elétrica.
Operação automatizada
A unidade está equipada com um Sorter – tecnologia avançada que automatiza a triagem de produtos por meio de inteligência computacional. O equipamento utiliza esteiras e dispositivos automáticos para separar os itens de acordo com o respectivo destino final. O sistema vai aumentar em mais de 4 vezes a eficiência do processamento de pacotes diários comparado com o antigo centro de distribuição no Estado.
No Brasil, são 12 centros de distribuição e mais de 150 hubs de primeira e de última milha em operação no Brasil. Os mais de 3 milhões de vendedores brasileiros são responsáveis por 90% das transações da plataforma no país.