Este investimento ocorrerá em até seis anos, informou Suzuki, sem dar mais detalhes. Ele falou em um evento na fábrica de Hansalpur, no estado de Gujarat, onde a empresa fabricará seus primeiros SUVs elétricos Vitara (eVitara).
“Esta instalação em breve se tornará um dos maiores polos de fabricação de automóveis do mundo, com uma capacidade planejada de 1 milhão de unidades”, disse Suzuki, acrescentando que os eVitaras fabricados na Índia serão exportados para mais de 100 países, incluindo Japão e Europa.
Suzuki já pensa em dobrar produção
O investimento da empresa controladora ajudará a Maruti Suzuki, que pretende dobrar a capacidade de produção na Índia para 4 milhões de unidades até o final desta década.
Com esses investimentos planejados, a Suzuki busca entrar no mercado de veículos elétricos, além de consolidar sua posição dominante na Índia, já que enfrenta a queda da demanda na Europa e em seu mercado doméstico, o Japão.
O país do sul da Ásia é o maior mercado da empresa em receita e agora também está se tornando um importante polo de exportação para seus negócios de veículos elétricos.
Baterias de lítio
Em parceira com a Toshiba e a Denso, a empresa começou a fabricar baterias de íons de lítio localmente, buscando garantir as cadeias de suprimentos para seus veículos híbridos em meio ao aumento das barreiras comerciais.
A montadora vai se basear em diversas tecnologias para reduzir as emissões, incluindo motores elétricos, híbridos potentes e motores a biogás comprimido, informou o executivo no evento.
O caminho para a Índia para a eletrificação pode ser mais lento devido aos níveis de renda mais baixos e aos riscos na cadeia de suprimentos. “A adoção em massa de veículos elétricos precisa de acessibilidade em massa”, disse o presidente da Maruti Suzuki, R.C. Bhargava, nesta terça-feira (26).